O ECMWF prevê uma diminuição significativa da pressão, na ordem dos 15 hPa (de 993 para 978 hPa) em 24h, entre os dias 25 e 26, mesmo antes de se aproximar do arquipélago da Madeira. Se se confirmar (se) o vento poderá ser efectivamente forte. Mas tudo dependerá de uma aproximação maior à Madeira.
Este sistema tropical está a ser extremamente exigente para a comunidade meteorológica. Fabuloso!
Duvido que cave tanto...e sinceramente não compreendo o mecanismo que a levaria a tal...
A Nadine mantem-se Tropical segundo dados do AMSU das 11hUTC de hoje...a interacção com o cavado pode ser benéfica numas situações e má noutras...é muito complicado.
Em principio as condições vão melhorar para a Nadine, mas não suportam de maneira nenhuma um sistema de 970´s hpa...na minha opinião podemos ter algum rebustecimento, mas a faixa 980hpa é na minha opinião o maximo dos maximos e digo isto na melhor das ocasiões, que é o shear ser fraco, haver divergencia em altura e um padrão de ventos favoraveis tal como uma massa de ar mais instavel e aguas acima dos 25ºC, e partindo do presuposto que ela não ganhou muita pressão desde a amnhã.
Isto está complicado...muito dificil de prever e de entender.
Bom, em todo o caso, segundo os modelos a depressão passará suficientemente longe da RAM para que não se façam sentir muitos efeitos...não se esqueçam que nos ciclones tropicais quanto mais perto da area central piores as condições...uma distancia de 200-300km mesmo em ciclones intensos pode fazer uma diferença tremenda.