Bom dia
Sou um regular visitante do forum mas nunca me tinha chegado a inscrever nem a postar nada.
Perante o temporal que se abateu sobre a ilha da Madeira, achei que seria o momento indicado para escrever alguma coisa.
Sou descendente de madeireinses, toda a minha familia lá vive, não só no Funchal mas também noutros pontos da ilha.
A Madeira, e particularmente o Funchal, estão associados às minhas melhores memórias: família, férias, bom tempo, natureza, calma e uma paisagem estonteante.
O Funchal é, para mim, das cidades mais bonitas do mundo. Todo o enquadramento natural da cidade, num gigantesto e espectacular anfiteatro: nele está encaixado aquela que foi já condecorada por várias vezes com prémios como cidade mais limpa do país, ou cidade mais florida da Europa.
E agora? Com a baixa da cidade no estado em que está, com toneladas e toneladas de entulho, ribeiras a correrem onde não existiam.
Com aquela intempérie toda, ao ver as imagens, até me vieram por várias vezes as lágrimas aos olhos.
No Sábado, quando acordei, como habitualmente faço, fui ao site do I.M. e quando não é o meu espanto que vejo a ilha da Madeira a vermelho por previsão de chuva muito forte.
Pensei logo que, por muita chuva que a ilha veja, e chove com muito mais intensidade do que em Lisboa por exemplo, mas por períodos de tempo muito curtos, nunca tinha visto um alerta vermelho por chuva na Madeira. A situação é mesmo de perigo, pensei.
Corri para o telefone e tentei entrar em contacto com os meus familiares, mas ja nao havia comunicações.
Liguei a televisão, e já estavam as imagens da catástrofe, em directo.
Agora, sei que toda a gente que lá conheço escapou incólume, sem danos materiais a registar sequer, mas nao consigo de deixar de sentir uma profunda tristeza por tudo o que aconteceu.
A Madeira é também, ao fim e ao cabo, a minha terra.