Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Alguém fez asneirada e republicou a notícia. Se repararem há comentários à mesma com mais de 20 dias. Ou seja, isto diz respeito a uma outra situação. Provavelmente a notícia não está errada, está é desfasada :p

De qualquer das formas é um erro grave, que leva a uma descredibilização da ciência que é a meteorologia. :facepalm:

Acho piada a estas notícias...

O canal francês Météo garantiu que o Verão vai chegar ao continente europeu nos meses de Setembro e Outubro, algo que não acontecia há dois séculos…

Segundo o Météo, há 70% de probabilidades do calor não chegar no Verão, mas apenas em Setembro e Outubro.

O canal garante que este Verão será o mais «húmido e frio» dos últimos 200 anos.

O Météo refere que os momentos de calor serão curtos, tudo devido ao prolongado Inverno que tivemos, o que provocou um arrefecimento das águas dos mares.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=635968

JN: Verão de 2013 será o mais frio dos últimos 200 anos

O calor do verão só chegará à Europa nos meses de setembro e outubro, segundo o canal francês "Météo". As previsões apontam para um dos verões mais frios dos últimos 200 anos.

O canal de meteorologia francês assegura que o verão de 2013 tem 70% de probabilidades de não existir, já que o calor só deverá aparecer nos meses de setembro e outubro, que serão os mais quentes e com mais radiação solar.

As previsões do "Météo" apontam para temperaturas baixas e elevada humidade na Europa até ao final de agosto. O calor poderá aparecer apenas pontualmente e em curtos períodos.

O relatório do canal francês vaticina, ainda, que em 2013, no verão, as temperaturas poderão cair, em média, um a três graus na Península Ibérica e haverá também precipitação, durante o verão.

Caso se cumpram as previsões, a Europa Ocidental, Portugal incluído, terá o pior verão desde 1816, há 197 anos, graças ao inverno tardio, que baixou as temperaturas da água do mar. A pouca atividade solar registada nos últimos meses também poderá estar na origem deste verão.

Recorde-se que em 1816, conhecido como "o ano sem verão" ou o "ano da pobreza", o vulcão Tambora, na Indonésia, lançou uma coluna de fumo tão densa que propiciou uma descida das temperaturas em metade do planeta.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=654881&tm=8&layout=123&visual=61

Verão mais frio e mais húmido será consequência da poluição e da inclinação do eixo da Terra

A Europa ocidental pode assistir a um verão pouco quente, um cenário diferente face aos últimos 200 anos.

Nem o tempo anima os portugueses, com as informações de que só em setembro e outubro haverá dias de sol a lembrar o verão.

Os modelos de previsão meteorológica apontam para o pior verão dos últimos 200 anos, com chuva e tempo mais frio do que o habitual nesta época.

Isto cada um arranja justificações diferentes para os "sintomas" terrestres. O Sr. Anthímio ao que parece é fã do desvio na inclinação do eixo terrestre para tudo o que é alterações, mesmo que pequeníssimas, à média dos registos meteorológicos (temperatura, precipitação, entre outros).

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=654881&tm=8&layout=123&visual=61

Verão mais frio e mais húmido será consequência da poluição e da inclinação do eixo da Terra

A Europa ocidental pode assistir a um verão pouco quente, um cenário diferente face aos últimos 200 anos.

Nem o tempo anima os portugueses, com as informações de que só em setembro e outubro haverá dias de sol a lembrar o verão.

Os modelos de previsão meteorológica apontam para o pior verão dos últimos 200 anos, com chuva e tempo mais frio do que o habitual nesta época.

Já à algum tempo que ando para escrever sobre isto . Como habitante do Minho , sinto -me discriminado " meteorológicamente " pela comunicação social .
Farto -me ver na tv , rádio e jornais que somos um país de sol e calor , que em Portugal está sempre sol , se está fresco em maio ou chove mais de uma semana é uma anormalidade . . . Mas aonde ? No Minho não é de certeza . . .

Apesa de gostar de tempo mais chuvoso , nada tenho contra o sol e o calor , até porque vou passar férias no Algarve todos os anos , mas não vamos generalizar o clima , cada região tem o seu próprio clima e em Portugal os média falam da meteorologia como em todo o país tivesse o clima do Sul .

Na minha opinião este é um dos nossos maiores tesourinhos deprimentes estruturais .

Aliás , aconteceu à uns anos comigo um caso paradigmático . Vivíamos na altura um outubro chuvoso , normal cá no Minho , ia eu a viajar de comboio e uma turista grega interpelou - me sobre se era normal chover cá no outono . Eu disse que sim , no noroeste de Portugal era normal , mas se ela fosse ao Algarve era diferente , se calhar ainda podia ir para a praia , eu próprio já tinha lá estado na praia em outubro .

Ela ficou muito espantada e disse que se sentia enganada pela agência de viagens porque lhe tinham dito que em Portugal estava sempre sol e calor em qualquer sítio .

É pior do que isso...nas agencias de viagens só falam exclusivamente do clima de Lisboa e Faro...só!

Não falam das noites frias, mesmo geladas que temos no interior até no Verão, não falam no nevoeiro e na nortada forte e fria que há em praticamente todo o litoral, não falam de que no NW pode chover a qualquer altura do ano praticamente...

Os únicos pontos de PT continental que estão bem representados são Lisboa-Estoril e Faro e talvez uma ou outra porção do litoral do sotavento Algarvio, ou da região de Setúbal.

A tal ideia dos Verões longos e quentes e soalheiros, dos Invernos com muito sol e amenos...das chuvas de caracter mais esporádico do que continuo..só se aplica no máximo a 10-20% do território :lmao::lmao:

A minha mae trabalha na TAP e eu sempre que vem cá alguém amigo dela e por acaso fala-se do tempo digo sempre que para tempo de verão/praia cá os melhores meses são de meados de Julho a meados de Outubro, o resto do ano é sempre muito variável, e só nesses meses há mais hipóteses de ter a agua do mar mais morninha, sol, menos vento e mais calor...de resto, até muitas vezes digo que temos um clima muito estranho, completamente diferente do resto da Europa...e a malta fica WTF!...hehehe