Muito mal na minha opinião os especialistas nesta área na comunicação social, parecem que tem todos uma cassete e não conseguem sair de um determinado registo, e mais não informam no meu entendimento os cidadãos convenientemente, hoje na Sicnoticias no programa opinião publica vista por milhões de portugueses, assistimos mais do mesmo, explicações superficiais, pouco assertivas, subjectivas, baseadas em chavões, do aquecimento global, alterações climáticas no mediterrâneo,etc,etc .
O que é que estas superfícies frontais atlânticas, têm haver com alterações climáticas ou com o facto de sermos um pais da orla mediterrâneo? Nada.
O registo que tivemos nestes últimos dias, é o padrão comum do nosso clima principalmente a Norte, durante o Inverno, é uma inevitabilidade, que nada tem haver com uma alteração climática mas antes pelo contrário por uma normalização climática, e que nada tem haver com o mediterrâneo, pois estas massas de ar vêm do Atlântico.
Logo custa muito informar correctamente os cidadãos? Explicar que o Norte de Portugal principalmente o Litoral Norte é fortemente influenciado pelo atlântico e por superfícies frontais que trazem fortes indices de precipitação a esse territorio , valores que variam entre os 1000-2500mm anuais? e que isso nada tem haver com alterações climáticas mas sim com a característica essencial deste clima? Que faz desta região,das regiões europeias onde mais chove? Logo, os cidadãos, as entidades tem de preparar a região e dota-la para este tipo de clima e não para outro? e que convém ensinar as populações a no Norte, no Centro do pais, em dias de intempéries, os cidadãos, os nossos turistas não andarem a passear em serras tipo Gerês, ou junto á praia como tivessem em Tenerife.
Os portugueses por vezes nem para si são bons, acima de tudo somos um Povo dotado de dois defeitos muito grandes a teimosia, e a falta de rigor, acho que as populações mereciam mais e melhor informação.