guisilva5000
Super Célula
Ok, a TVI acabou de fazer uma reportagem na Sertã a dizer que vai chegar aos 45ºC hoje? Mas eles comem o quê?
Não há nada de errado aqui. "Tromba de água e de granizo" é uma expressão que se usa quando chove e cai granizo com muita intensidade:Já tinha ouvido e visto muita coisa até hoje. Mas caramba, andamos a evoluir agora com direito a Trombas de Granizo.. enfim.
Enviado do meu Nokia 2 através do Tapatalk
Não há nada de errado aqui. "Tromba de água e de granizo" é uma expressão que se usa quando chove e cai granizo com muita intensidade:
Quando o próprio Dicionário já segue as pisadas dos mídia. Está tudo dito. Next: Tromba de Calor
Não é o dicionário que segue os mídia, embora tecnicamente ambígua e incorreta é uma expressão muito usada no quotidiano pelas pessoas. Há muito tempo que essa expressão significa uma forte chuvada para a maioria das pessoas.
A mim faz-me mais impressão o "condições climatéricas"...
Ou os "mini-tornados"...
Embora eu entenda tudo isso, o termo está técnicamente errado. Se forem lá para fora dizer isto, passam vergonhas. É que se ainda fizesse algum sentido muito bem, mas é que não tem rigorosamente nada a ver uma coisa com a outra. Senão qualquer dia eu invento uma palavra qualquer, pega moda e lá vai a Priberam colocar isso no Dicionário de forma "Informal".
Não há nada de errado aqui. "Tromba de água e de granizo" é uma expressão que se usa quando chove e cai granizo com muita intensidade:
Exato!Por acaso até há porque o mesmo termo está a representar 2 fenómenos muito distintos.
Informalmente também se poderia adicionar ao dicionário as 'condições climatéricas' para descrever as condições meteorológicas num dado momento. Não deixa de estar errado.
No Priberam, 'mini-tornado' representa um tornado de fraca intensidade. Sendo assim, proponho 'tornadão' ou 'mega-tornado' para representar tornados de elevada intensidade
O problema de se usar o termo "tromba-de-água" para designar uma chuvada violenta, deve-se ao facto deste representar um fenómeno meteorológico completamente diferente. Confesso que gostava de saber de onde virá este uso do termo para chuva forte, é que não tem nada a ver...
Sendo nós um povo com fraca literacia meteorológica, acho estranhíssimo que um termo técnico seja utilizado de uma forma popular ou informal. Mas, se analisarmos bem o termo, "tromba-de-água" até é um termo bem popularucho... Se calhar foi o inverso, foram os técnicos que à falta de mais imaginação adoptaram um termo popular para designar tecnicamente um fenómeno meteorológico...Coloquialmente faz mais sentido dizer que um determinado local levou uma mangueirada.