Muito se tem discutido neste tópico, e vou também deixar a minha opinião.
Previsão
Começo por mencionar o significado de
previsão - acto ou efeito de prever; antevisão; estudo ou análise de algo que ainda está para acontecer.
Num dicionário que tenho aqui em casa, é isto que vem lá escrito, e é exactamente o que eu penso que é uma previsão. Mas parece que há muita gente que aponta o conceito
previsão como o que irá acontecer, como se já se tivesse uma certeza. "Ah e tal davam chuva para hoje e não choveu." Ok, não choveu, mas era uma previsão, quem disse que ia mesmo chover? Alguém o disse? Não.
Na minha opinião, os fenómenos severos são os mais difíceis de prever. Quando digo isto, falo em episódios de mau tempo, situações de depressão. Quantas vezes se diz "Este evento foi um fiasco."? Isto acontece porque a pessoa que o diz pensava ou supunha que o previsto iria realizar-se.
O mesmo aconteceu na passada sexta-feira, mas foi o oposto. Previa-se mau tempo, e acabou por ser
catastrófico.
Sistema de Avisos
Acho que aqui nada há a discutir. Quantas vezes estivemos em situações meteorológicas (previsíveis) bem piores, e que foram emitidos avisos de tempo meteorológico adverso? Muitas. E nessas vezes as actividades diárias foram alteradas pelos avisos? Penso que não. Não sei se me faço entender. Quero dizer que um aviso amarelo, laranja, e talvez vermelho não iria alterar a rotina da população, mesmo se fosse emitido com a descrição «Condições favoráveis à ocorrência de fenómenos meteorológicos severos». Bem, podia haver uma pequena prevenção, como está a acontecer na Madeira, mas só se os avisos/alertas fossem comunicados na TV/rádio. Mas como já foi referido, já estivemos em situações com maiores probabilidades de ocorrência de tornados, e nada aconteceu. Pronto, aconteceu.
Observação/Alerta
Também muito se tem criticado o IM (ou IPMA) pelos sistemas de observação de fenómenos severos através de radares. Penso que comparar os radares do IM com os radares dos E.U.A…. Não dá, é incomparável. Lá é perfeitamente normalíssimo que tenham uma rede de radares meteorológicos muito maior e radares com melhor resolução. Lá ocorrem centenas de tornados por ano, logo têm necessidade de observá-los e alertar a população quando estes se deslocam em direcção a povoações. O mesmo acontece com os países em zonas sismologicamente activas, em zonas costeiras, que têm a necessidade de terem sistemas de alerta de tsunamis altamente precisos. Na minha opinião, ter um sistema de radares como o dos E.U.A. em Portugal é o mesmo que ter sistemas de alerta de tsunamis no Nepal (eu sei, levei isto ao extremo). Ou seja, penso que cada país, cada zona tem os seus sistemas de observação meteorológica consoante as suas necessidades, digamos.
Agora, também há um contra-argumento, que é: Visto ser um fenómeno (tornado) pouco frequente em Portugal e a população não estar habituada a lidar com estes fenómenos, não seria importante reforçar a observação e/ou previsão destes fenómenos de tempo severo? …
Alterações a Fazer
Bom, penso que existem algumas coisas que têm de ser alteradas.
1-
Alteração da distribuição dos avisos do IM/IPMA. Quero com isto dizer, em vez de os avisos serem emitidos por distrito, devem passar a ser emitidos por regiões (litoral Norte, interior Centro, Sotavento, etc), ou então adoptar o sistema do Estofex, por exemplo, que é delimitar zonas de perigo para cada evento.
2-
Descrição dos eventos mais pormenorizada. Penso que percebem o que quero dizer. E que, quando há condições favoráveis à ocorrência de tornados, downburst's, etc, incluam "
Condições favoráveis à ocorrência de fenómenos de vento severo", por exemplo.
3-
Apelo à comunicação social (TV e rádio, principalmente)
para comunicar informação verdadeira, e que não inventem nada que possa comprometer as vidas dos cidadãos, e/ou bens materiais.
---
Eu sei, já passou bastante tempo desde o tornado que devastou alguns locais no Algarve, mas só agora tive tempo e cabeça para construir um texto, na minha opinião, de jeito.
E reforço, a ideia. Isto é a minha opinião.
Ah, e penso que deve ser criado um tópico específico para esta discussão, pois uma pessoa que venha procurar algo sobre o tornado e lê isto, se calhar desiste logo de procurar.
EDIT:
Tornado no Algarve: Sporting ajuda Silves e Lagoa.
O presidente Luiz Godinho Lopes disponibilizou a equipa do Sporting para ajudar a minimizar os prejuízos causados pelo mau tempo que afectou os concelhos algarvios de Lagoa e Silves no passado dia 16 de Novembro.
A equipa do Sporting defrontará uma selecção do Algarve, composta por jogadores de Olhanense, Silves, Lagoa, Lagos e Portimonense, na próxima sexta-feira, dia 30 pelas 21:00, no Estádio Municipal de Portimão.
Na próxima Terça-feira, dia 27, uma comitiva do Sporting, liderada pelo seu presidente, marcará presença na apresentação oficial do evento, que terá lugar pelas 12:00 na Câmara Municipal de Silves. Uma hora antes, terá lugar uma visita pelas zonas mais afectadas pelo tornado que deixou um rasto de destruição, principalmente, nos concelhos de Silves e Lagoa.
Já que não jogam à bola, façam algo de jeito
E eu sou sportinguista