Vince, o trajecto que fixas-te é esse mesmo... só o inicio pelo que a minha mãe me contou é que não foi bem aí, mas sim um pouco mais próximo de Pias, ponte Tabuado, ou algo do género.
Eu não tenho mais fotografias porque eu não tive a consciência dos estragos que fez, saltei da cama, logo que o sol raiou, e comecei a fotografar o local por onde passou ... de referir que estas fotografias são do local onde o fenómeno terminou, pelas 4h em ponto hora de Portugal...
Se me tivesse apercebido da dimensão que teve quando fui ver a zona da Madroeira, aldeia por onde passou antes de descer ao Barroco (Ribeira do Brás), nem levei camera e não vi junto a estrada telhados muito destelhados, voltei para trás e fui trabalhar...
De salientar que andei uma manhã inteira a dizer ao meu patrão e colegas de trabalho que tinha passado um tornado na minha aldeia e eles não acreditaram... até terem visto as noticias na TV ..lol
Posso também adiantar que a noite estava muito quente, não sei temperaturas, porque eu só vim parar a este fórum por curiosidade sobre este fenómeno, posso dizer que às 9 /10 da noite se viéssemos de calções e t-shirt à rua não tínhamos frio nenhum, por volta da meia noite e meia fui à rua nesse dia, e estava a +/- a mesma temperatura, só que estava uma ligeira brisa e eu moro mesmo ao pé da ribeira.. que tem tendência a ser mais fresco..
Por volta das 3h, 3 e meia, uma violenta trovoada fustigou a região de Tomar, Ferreira, Alvaiázere, para ser mais fácil de se localizarem.
Eu acordei com a trovoada por volta das 3 e 55 pois só me tinha deitado às 3h e pouco e só ouvi dois estrondosos trovões, entre as 3 e 55 e 4, veio chuva forte, mas parava de repente, voltava de repente, logo aí estranhei porque nunca tinha "ouvido" tal coisa na vida porque era com intervalos de 5 a 10 s +/-
Quando comecei a ouvir o barulho estranhei porque nunca tinha ouvido nada igual, parou de chover, pelo menos que eu ouvisse, ao inicio ainda pensei que seria um camião, porque vento forte não é frequente na minha aldeia uma vez que está no fundo dum autêntico barroco, e quando é vento forte tem tendência a "assobiar" para melhor nos entendermos, isto do som durou 3min +/-,
Mas quando se aproximou mais das casas, e me apercebi que não era camião nenhum, não era vento normal, só me lembrei de um fenómeno excepcional, o que me fez saltar da cama, pôr-me ao lado dela no lado oposto da janela (para em último caso me meter debaixo da cama) porque de noite sem saber o que é não vale a pena fugir para que lado for.. quando ainda seria bem pior e fiquei à espera que começasse a ouvir destroços da casa a cair... mas assim que o vento começou a soprar forte, estoros a bater, isto tudo parou de repente, tudo serenou, não ouvi ninguém a queixar-se e toca a dormir que "amanhã" também é dia...
Já passo por cá para pôr o kml.,,,
E não liguem ao meu português..