Veterano
Cumulonimbus
e nao liguem ao meu portugues..
Fizeste uma brilhante e realista descrição do que se passou nesses minutos, A.gomes, parabéns, mas acho que não te expressaste em português.
e nao liguem ao meu portugues..
Fizeste uma brilhante e realista descrição do que se passou nesses minutos, A.gomes, parabéns, mas acho que não te expressaste em português.
Observações do radar Doppler de Coruche/Cruz do Leão permitiram entretanto concluir que, numa região abarcando parte da Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo e Beira Baixa, e durante o período entre as 02:30 e as 07:30 locais, se foram desenvolvendo diversas estruturas convectivas que, pela suas características, poderão ter produzido vento muito forte à sua passagem, à semelhança do que ocorreu na zona de Ferreira do Zêzere.
http://www.meteo.pt/pt/media/notici.../noticias/textos/tornado_ferreira_zezare.html
agora uma pergunta, a possibilidade de começar a haver mais fenómenos destes em especial na região ou é tudo meramente aleatório?
olá
Poderíamos afirmar que tais eventos são de carácter aleatório, ou melhor ainda, puramente circunstanciais, mas no que diz respeito a situações ocorridas nestes últimos tempos, deduzo que a região da bacia do Tejo ao longo do distrito de Santarém e também boa parte da zona oriental do distrito de Leiria, sejam áreas às quais em situações destas se dê especial atenção.
Atenção, não me baseio em dados concretos e até mesmo oficiais para o afirmar, outros membros o farão se assim o desejarem no sentido de confirmarem ou não, isto apenas vai de encontro ao que por muitas vezes tenho observado em viagens à região centro-norte fazendo o percurso por Torres Novas»Tomar»Ansião e o que tenho verificado é que quando existe uma atmosfera propícia a condições de instabilidade nas suas diversas formas, toda esta região, não raro se destaca como merecedora de atenções!
Claro, se possível e até seria o desejável se esta matéria fosse suficientemente desenvolvida para que até eu pudesse ficar com uma noção mais abrangente sobre se de facto esta região do País possa ser considerada digna da atenção que referi.
e que eu perguntei, isso porque se pesquisarmos, um pouco aparece logo uns 2 ou 3 eventos idênticos, todos no distrito de Santarém.. dai a minha pergunta... nao, em concreto no mesmo local, que ai era mais improvável que me sair o euromilhoes, que também e muito improvável uma vez que não jogo...
Quanto a estarem a aumentar de frequência, pessoalmente penso que não, acho que aumenta é a população e distribuição territorial da mesma e ainda a maior visibilidade destes fenómenos, seja no seu testemunho pelas populações, seja por monitorização dado o avanço da tecnologia e meteorologia. Até pode haver mais hoje em dia, ou até menos, mas penso que não existe forma de provar tal coisa dadas as limitações de registos do passado.
Podíamos criar um mapa onde colocaríamos os locais onde estes fenómenos têm ocorrido nos últimos anos para ser mais fácil compreender a sua distribuição geográfica em Portugal
Os Tornados em Portugal estão bastante bem distribuídos pelo país quase todo incluindo ilhas.
Por exemplo esta é uma lista desde 2006, onde podem faltar ainda um ou outro.
2008
Olhão 01-01-2008