@joralentejano foi relatada pelo nosso amigo
@actioman neste
post nessa altura.
Off-Topic: Já reparei que leste os posts nas críticas ao IPMA. Estive a confirmar os meus mails e o Instituto de Meteorologia naquele então enviaram para os técnicos que até hoje estão a estudar o assunto... Até adicionei a notícia do
blog que mencionaste, mas mesmo assim ficou tudo em "águas de bacalhau"...
Vou tentar fazer um pouco de memória desse dia: recordo-me de um dia estranhamente ameno para a altura do ano porque, apesar da instabilidade, havia uma sensação elevada de humidade no ar naquela tarde. Sei que sai do serviço e fui para o ginásio no Estádio em Arronches, quando o tempo ficou muito encapotado e começou a chover. Apesar do fenómeno ter passado a poucos kms desse local, a única coisa que observei foi muita chuva e algum vento, para além de um céu negro como o carvão.
Aproximadamente foi esta a trajectória no concelho de Arronches:
Sei que houve relatos, segundo os Bombeiros Voluntários de Arronches, que o fenómeno atingiu inicialmente o concelho de Monforte, atravessou o concelho de Arronches e atingiu a vizinha Espanha junto ao lugar de La Tojera.
Desde os choupos que vêem
nesta imagem, dos quais continuam alguns de pé e outros foram arrancados de raiz (a imagem do Google Maps é anterior ao evento), a dezenas de sobreiros e azinheiras nas diferentes herdades, alguns telhados e anexos revirados do avesso, até à falha entre
estes eucaliptos já em Espanha, foram os rastos deixados por esse fenómeno. Felizmente não houve perdas humanas por alguma sorte, pois uns minutos depois da sua passagem, um autocarro escolar circulava numa das vias afectadas pelo tornado.
Sendo um mero curioso, creio ter sido um tornado T1. Apesar do rasto de destruição se prolongar por muitos kms, a faixa ou diâmetro do tornado foi de 20/30 m no máximo. Acredito que muitas árvores foram derrubadas graças à saturação dos solos, mas mesmo assim era algo que impressionava.