O radar é uma ferramenta preciosa nestes casos, a melhor de todas, mas em Portugal não teria resolvido absolutamente nada durante este tornado. Isto é extremamente complexo, a detecção do Tornado, muito mais difícil do que se possa pensar mesmo com sofisticados radares, as nossas supercélulas a maioria das vezes não tem nada a ver quer em tamanho quer em estrutura com as supercélulas que vemos nos Great Plains onde detectar o mesociclone é hoje banal (mas o Tornado ainda não!), além de que boa parte dos nossos tornados nem são dos que nascem em supercélulas (génese diferente), ainda a questão dos alertas, e dos mesmos chegarem atempadamente à população, falamos de coisas em que temos muitas vezes apenas alguns minutos ou 15 minutos, quando muito excepcionalmente meia hora, ainda o problema da população estar preparada para reagir aos alertas, etc,etc. Portugal (nem outro país qualquer) não tem nada a ver com os Great Plains dos EUA, onde existe uma rede de alertas local, existem dezenas ou centenas de pessoas/chasers/spotters no terreno que ajudam imenso as autoridades ao alertar para um tornado on the ground e onde a população rapidamente obedece a um Tornado warning declarado minutos antes. Durante a época de tornados toda a gente nas áreas mais susceptíveis passa o dia a ouvir as rádios e TV's locais que perante um tornado warning ficam com toda a emissão dedicada a acompanhar o mesmo, toda a população acompanha a informação, quer a viajar na estrada quer em casa ou trabalho, nas localidades tocam sirenes, etc,etc. Alguém acha que isso é replicável por cá ou qualquer outro país europeu ?
Resumir tudo à questão do radar avariado ou não neste evento é não perceber nada da complexidade que tudo o que isto envolve, é pura demagogia. Ahh, e um dia se quisermos ser melhores neste campo, a comunicação social também terá que cumprir a sua função muito melhor do que cumpre hoje, podiam começar por uma coisa tão simples como saber o que é efectivamente um Tornado em vez de tanta confusão com os furacões.
Imaginemos que fosse possível detectar com elevado grau de confiança, que poderia haver um Tornado próximo de Tomar. Só para chegar a este ponto, há imensos "se's", apenas uma minoria seria detectável com alguma confiança e nós felizmente já temos muito poucos, etc, mas imaginando que sim, que estrutura, formação, rotina, hábito, preparação, comunicações, coordenação, etc, existe a nível nacional quer entre entidades, quer com população, que por exemplo em apenas 10 minutos fizesse chegar essa informação por exemplo ao Jardim de Infância que foi afectado em Tomar ?
Sabem tão bem como eu, que essa estrutura e agilidade não existe, nem nada minimamente aproximado.