Transição Energética em Portugal

• Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Podíamos ter continuado todos com a eletricidade baratinha a carvão em todo lado, o pior é que o planeta não aguenta. Algum dia teria que se começar a transição energética, foi (está a ser) caro mas tinha que se começar a fazer por algum lado. Por grande parte do Mundo só olhar para o próprio bolso é que está a custar tanto a largar os combustíveis fósseis. Se para assegurar que o meu filho tenha um planeta habitável tiver que fazer a minha parte e pagar mais, pois que assim seja!
Depende do consumo de cada casa, mas hoje existe uma maior poupança de energia que não existia há 30 anos, desde das lãmpadas que consumiam cerca de 40 W (potência base), hoje utilizas uma lâmpada Led de 5.5 W que representa esses 40 W, depois tinhas electrodomésticos de classe G ou H e hoje a grande maioria anda pelas classes A, A+, A++ e cabe a cada um de nós, escolher o electrodoméstico mais eficiente na hora da compra, portanto, a electricidade pode estar mais cara mas não temos os consumos que tínhamos no passado.

Depende do consumo de cada casa, mas hoje existe uma maior poupança de energia que não existia há 30 anos, desde das lãmpadas que consumiam cerca de 40 W (potência base), hoje utilizas uma lâmpada Led de 5.5 W que representa esses 40 W, depois tinhas electrodomésticos de classe G ou H e hoje a grande maioria anda pelas classes A, A+, A++ e cabe a cada um de nós, escolher o electrodoméstico mais eficiente na hora da compra, portanto, a electricidade pode estar mais cara mas não temos os consumos que tínhamos no passado.
Todos os equipamentos elétricos estão muito mais eficientes, mas mas acho que o consumo não diminuiu. Isto porque está tudo cada vez mais "eletrizado". Da bimby aos relógios, dos termoacumulares aos auriculares, das placas de indução ao ar condicionado, há toda uma enorme gama de aparelhos comuns nas casas de todos nós que dependem da corrente elétrica.

Sei que não é o melhor tópico para esta notícia, mas aqui vai:

MUNDO
menos de um minuto

EUA anunciam "conquista científica marcante" numa experiência de fusão nuclear​

por RTP
ef14f3845b68fc600cbbea5900046eea
Benoit Tessier - Reuters
Investigadores de um laboratório federal na Califórnia conseguiram produzir uma reação nuclear, pela primeira vez, com um ganho líquido de energia 50 por cento a mais do que o dedicado a gerar o processo atómico. Ou seja, obtiveram mais energia do que a que foi consumida. Este é um importante passo na produção de energia limpa, barata e quase ilimitada para acabar com a dependência dos combustíveis fósseis.
(em atualização)

O Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou oficialmente, esta terça-feira, uma conquista histórica na área da fusão nuclear: pela primeira vez, uma equipa de cientistas norte-americanos produziram mais energia a partir da fusão nuclear do que a energia consumida para alimentar a experiência.

É o chamado “ganho de energia líquida” e é um marco importante em décadas, quando se tenta obter energia limpa e ilimitada a partir da fusão nuclear – a reação que ocorre quando dois ou mais átomos são fundidos. Um avanço dos Estados Unidos, numa altura em que os preços da energia batem recordes.

“Uma das conquistas científicas mais impressionantes do século XXI”, afirmou em conferência de imprensa, Jennifer Granholm, a secretária da Energia dos EUA. “Este dia vai acabar nos livros de história”.

Segundo a mesma, os cientistas reproduziram "condições encontradas apenas nas estrelas e no sol".

"Este marco é um passo significativo na possibilidade de produzirmos energia abundante em carbono zero para a nossa sociedade"
, disse.

"E estamos apenas a começar", referiu ainda.

Se pudermos avançar na energia de fusão, continuou, "poderemos usá-la para produzir energia limpa, combustíveis para transportes, eletricidade, indústria e muito mais”.

A fusão nuclear acontece quando dois ou mais átomos são fundidos e se transformam num maior. Trata-se de um processo que gera uma enorme quantidade de energia limpa que não polui a atmosfera e não produz material radioativo.

A experiência em causa, realizada pela equipa do National Ignition Facility do Lawrence livermore National Laboratory (na Califórnia), colocou 2,05 megajoules de energia no alvo e resultou em 3,15 megajoules de saída de energia de fusão - gerando mais de 50 por cento de energia do que a que foi colocada. Esta é a primeira vez que uma experiência resulta num ganho significativo de energia.

Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/e...te-numa-experiencia-de-fusao-nuclear_n1453401

Ena!! Estou eu às duas da manhã a apanhar um pouco de fresco e ouço o camião de recolha de lixo e não é que já têm por aqui os autocarros elétricos.
O primeiro que vejo.
Fui pesquisar e aqui está o "bixo"!!!

Tendo em conta que grande parte do mundo deverá entrar em estagnação ou recessão no próximo ano, os preços deverão também descer por si só. Veremos o que acontece! :pray:

• Gosto
Reactions: StormRic
Ainda não vi queixas, mas certamente muitos dos portugueses que instalaram painéis solares nos últimos tempos se interrogarão quando começarão a poupar na fatura da electricidade.
Venha de lá o sol, senão os painéis ficarão a proteger os telhados deste nosso Portugal... ;)

Ainda não vi queixas, mas certamente muitos dos portugueses que instalaram painéis solares nos últimos tempos se interrogarão quando começarão a poupar na fatura da electricidade.
Venha de lá o sol, senão os painéis ficarão a proteger os telhados deste nosso Portugal... ;)

Se há coisa que nunca falta em Portugal é o Sol! Não serão umas semanas mais sombrias de Outono/Inverno que impedirão o Sol de voltar a reinar no resto do ano. :cool:

A propósito de solar, mais uma grande central inaugurada, desta feita no distrito de Bragança:

Efacec concluiu projeto da central fotovoltaica de Mina Tó em Bragança

Melhor altura, é na Primavera que assim apanhas o Verão e consegues algum abate do investimento, agora no Inverno pensam logo já enfiaram-me o barrete. :lol: