trovoadas
Cumulonimbus
Pensas como eu... Por mim a maior parte das construções existentes são uma vergonha! Mesmo construções recentes não cumprem com os requesitos mínimos. É tudo tijolo, cimento e esferovite como isolamento. A receita é a mesma à anos. Depois leva o "botox" dos acabamentos, janelas de vidro duplo e chuta para cá 250 000€!Pobreza energética: Portugal é o quinto país europeu onde cidadãos têm mais dificuldades em aquecer casas
https://jornaleconomico.sapo.pt/not...m-mais-dificuldades-para-aquecer-casas-531946
Em Portugal, as construções são péssimas a nível de isolamento, quer no Inverno quer no Verão e as casas são a preço de ouro. Por mais, que aqueçam a casa, as casas em Portugal perdem o calor todo num instante, a humidade é outro factor importante. Nem somos um país assim tão frio, se os nórdicos tivessem as casas que nós temos, seguramente que morriam todos no Inverno. Depois temos uma factura energética bastante elevada outro factor em conta e com isso, muitos recorrem a outras alternativas que podem ser fatais, casos fatais ocorrem todos os anos em Portugal e nem temos tido uma vaga de frio intenso, se tivéssemos muitos morreriam por falta de aquecimento nas casas ou por braseiras.
Não vejo nenhum político, preocupado com a eficiência energética das casas, criaram uma etiqueta para as casas, mas criarem soluções para resolver o problema, são zero. Se os construtores não cumprem as regras, que criem-se leis e multas pesadas para quem infrinja as regras.
No Verão, temos o problema ao contrário, as casas são uns autênticos fornos e mais energia é precisa para atenuar o calor nas casas.
Concluindo, as casas em Portugal não têm condições de habitabilidade quer no Inverno, quer no Verão devido ao desconforto térmico que existe.
Portugal, em quase tudo, está na cauda da Europa, mas muitos ainda dizem que é uma maravilha.
Para mim era dinamite nessa sucata toda!
Andam todos a brincar às "casinhas" mas se calhar sou eu que sou radical demais
Já agora... Fachadas ventiladas, quebras de pontes térmicas, sistema Etics, etc é tudo para Inglês ver ou então em construções (algumas) com rótulo "LUX" de 500.000€ para cima...