psm
Nimbostratus
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?
A resposta não devia ser neste topico mas sim no biodiversidade, mas respondo.
Elas ocupam uma pequena area(não sei de quanto) e lá elas dominam o seu espaço no sobcoberto mas estão rodeadas de acácias que não conseguem lá entrar, mas não se conseguem expandir porque ao seu redor está tudo cheio de acacias, e elas estão situadas a uma altura de 380 m este pequeno nucleo.
Frederico,
Quando referi o litoral centro queria dizer toda a região costeira entre Aveiro, e a região do Oeste. Relativamente ao facto do Pinus pinaster ser endémico, parece-me que não existem dúvidas,pelo menos nesta região. Uma referência:"Florestas públicas" de Francisco Castro Rego, DGF, 2001. Trata da evolução da floresta em Portugal. Interessante e escrito num bom português, o que é sempre agradável.
Psm,
Quando escrevia o "post" , o anterior, veio-me à mente a palavra utopia. Eu sei que é um sonho, mas enquanto se sonha vive-se.
Desconhecia a existência de faias na serra de Sintra. Qual a área ocupada, como têm evoluido a espécie ao longo do tempo e que tipo de vegetação existe sob a copa das árvores?
No núcleo do Gerês o solo apresenta uma camada espessa de folhas. As faias orientadas, sobretudo, a norte (entre 800 e 1100 metros) são acompanhadas de azevinhos e de alguns pequenos arbustos, mais ou menos como na Cordilheira Cantâbrica. No Outono imprimem à paisagem um colorido fantástico, quase irreal. Mas é uma espécie que de ano para ano vai ocupando o espaço deixado pelos carvalhos.
A resposta não devia ser neste topico mas sim no biodiversidade, mas respondo.
Elas ocupam uma pequena area(não sei de quanto) e lá elas dominam o seu espaço no sobcoberto mas estão rodeadas de acácias que não conseguem lá entrar, mas não se conseguem expandir porque ao seu redor está tudo cheio de acacias, e elas estão situadas a uma altura de 380 m este pequeno nucleo.