Boa Tarde
Quando era criança costumava passar férias numa localidade chamada Casais do Baleal, na costa Oeste. Como não havia luz eléctrica, à noite as pesoas juntavam-se à porta com candeeiros de petróleo e contavam anedotas, cantavam canções e os mais velhos contavam histórias antigas. No meio de muita história de naufrágios nas Berlengas e antigas pescas à baleia, era sempre referida a história do urso caçado numa localidade próxima chamada Serra d'El Rei. Pareciam estar convencidos de que esse fora o último urso caçado em Portugal e como eu tinha uns 4 ou 5 anos, acreditei sempre nisso... confesso que nunca me lembrei de tentar averiguar a veracidade da coisa... agora lendo este tópico aqui no fórum parece-me improvável essa circunstância, no entanto gostava de saber se haverá algum fundo de verdade na história, não que tenha sido o último urso, mas pelo menos se foi apanhado algum nessa localidade e se é possivel que aquelas pessoas ainda tivessem memória disso. Isto passou-se em meados/finais dos anos 70 e os senhores não teriam menos de 70 anos, julgo... era algo tão presente no imaginário colectivo da região que penso que terá algum fundo de verdade.
Se souber alguma coisa agradecia a informação.