Obrigado. Na verdade não tenho andado muito por estes lados. Tenho andado um pouco ocupado com a preparação de um livro. Mas, também tenho andado atento à evolução da população do urso! E de outros animais.. De qualquer das formas já fiz aquilo que pretendia. Como este fórum também trata do urso, fica aqui o anúncio do lançamento de uma publicação sobre o animal.. Abraço
Não vou entrar nem alimentar polémicas.
Para que o Kodiak saiba, não tenho nada a ver com o “belem”, muito menos me revejo no que menciona após o meu post. É que pode dar uma ideia errada e não quero que transpareça o que nunca intuí.
Aliás, se não fossem as mentiras colocadas por esse membro, estou em crer que o seu livro jamais teria saído agora. Isto porque (e não foi o único autor português que beneficiou disso), apanharam um grande impulso (“beberam informação” – informação essa que eu estava a par) resultado da entrada, a certa altura, dos espanhóis neste tópico (Piñeiro Maceiras incluído. Já o posso mencionar pois o sr “belem” colocou um mapa cujo autor é o próprio advogado espanhol) terem entrado nesta farsa deste tópico (repito: quem foram os investigadores amigos do belém que lhe garantiram que a espécie tinha regressado a Portugal? Isto em 2009. Pois, não existem. Conheço-os a todos por nome. Por isso... Onde estão os fabulosos resultados e dados da ida desse mesmo sr “belem” a Montesinho averiguar a presença da espécie? Era em maio, não era? De que ano? Pois. E um sem número de surrealidades com o intuito de obter informações).
Peço desculpa mas não irei responder ao sr “belem”. ~Muito menos comentar as suas fabulosas divagações (caso contrário já o teria feito há 8 anos atrás). Fico-me por aqui.
Admito que estou mais do que amargurado com o facto de não ter publicado ainda o livro sobre o urso em Portugal. Como referi, irei fazê-lo mesmo que a maior parte das referências sejam, indubitavelmente, as mesmas. Posso provar que as possuía muito antes da saída do livro que é autor em parceria com o jornalista Paulo Caetano. Como mero exemplo, o “Kodiak” chegou a escrever neste tópico acerca do urso do “Argote” como sendo o último. À época, já eu conhecia a referência de 1843 há anos. A da caçada em Montesinho também. Etc, etc. Como referi, não faço plágio de fontes (referências já saídas noutros trabalhos e que são apresentadas como fruto de investigação. Se desconhecesse alguma referência que obtivesse num artigo/livro, referia sempre que já tinha saído em “Nome(Ano)”. Será um livro diferente, seguramente. Modéstia à parte, o seu livro não terá mais informação do que a que possuo (lobos e linces incluídos). Terá a maior parte do que tenho mas a análise será garantidamente diferente. Muito embora, exceptuando o capítulo do Zoo no Palácio Real (não o iria – nem vou - incluir esse tema, como capítulo, no meu livro porque me teria de deslocar uma larga temporada a Lisboa, algo que não irei fazer), a minha estrutura/capítulos que tenho elaborada há anos inclua tudo o que pude ver no seu índice).
Finalizando, bem sei que deveria ter publicado uma “short note” há anos para assegurar a referência de 1843. Não fiz por achar que teria tempo de publicá-la no livro. Só que este tópico descambou com a entrada dos Espanhóis e aguçou o interesse a um par de portugueses. Passando esta fase pessoal de bastante trabalho, tê-lo-ei de começar a equacionar (as short notes), caso contrário, vou levar com mais e mais rigorosos trabalhos de investigação.
P.S. – Sou bastante frontal e directo, por muito que possa transparecer algum narcisismo que não o tenho nem nunca o tive. Esse, existe no CIBIO (não, nunca no Chico! No outro, que o Kodiak conhece. Posso-lhe garantir que é a pessoa mais mal formada que alguém poderá, alguma vez, conhecer). Não me desviando mais, votos de excelentes diálogos.
Cumprimentos