Kodiak (aliás, MP),
Equivoca-se redondamente. Não sou o FA. Tive o cuidado de o referir por 2 vezes. Não leu bem um dos meus posts. Nem trabalhei ou trabalho com ele. E consigo falei circunstancialmente por três vezes no Gerês. Portanto, não nos conhecemos na realidade.
E concordo plenamente consigo: ficaremos todos a ganhar com um 2º livro. Não tenho, nem nunca tive, a mínima dúvida quanto a isso.
Apenas quis deixar para memória futura que, surgindo outro livro, não houve – nem haverá – qualquer plágio de fontes da minha parte. Estou há largos anos a recolher dados (anos esses que antecedem, em vastos anos, este tópico).
Portanto, não tenho nem nunca tive qualquer ressentimento em relação a si (como podia?). Apenas quis frisar e proteger a minha investigação. Dei-lhe o exemplo do urso do Sapateiro como poder-lhe-ia dar da “biblioteca” de informação que tenho. De Portugal e não só. Para que não restem dúvidas futuramente. Se porventura, tivesse algum dado por mim desconhecido (possível, naturalmente) terei todo o gosto em citá-lo. Agora: que não pensem que as fontes primárias históricas são pertença da primeira publicação. Como referi, provo que a totalidade das referências que temos em comum (lógico se pensarmos que abarcamos o mesmíssimo tema) foram obtidas por mim muito antes da publicação do seu livro. Portanto, a insinuação está aqui bem contestada. Sintetizando, somente quis defender a minha investigação. Nada mais. É que, como saberá, uma investigação rigorosa dá trabalho. “Sangue, Suor e Lágrimas”.
Uma vez mais, parabéns pelo livro. Como referi, infelizmente não poderei ir ao lançamento no Porto (muito menos em Lisboa). Caso contrário, apresentar-me-ia e teria todo o gosto em dialogar consigo.