Pedro1993
Super Célula
Exato. Mas penso que parte desta consciencialização deve partir de entidades competentes na matéria. Percebo que para grande parte da população estes animais são vistos como "concorrentes" por determinado produto, seja caça, gado, segurança, território, ou até por mitos e valores enraizados à décadas. Para a minha avó na aldeia, as raposas, os texugos, os sacarrabos, etc, são predadores de gado, ponto. Eu já os vejo de outra forma, pois esta consciencialização foi me incutida na escola, na universidade, etc. Mas para a minha avó e para os seus vizinhos ninguém lhe incuti-o estes valores...
Considero que o trabalho desempenhado pelo ICNF e por outras entidades à volta do tema Lince tem sido bem conseguido. As novas gerações estão sensibilizadas com o trabalho desenvolvido, é um tema amplamente divulgado e conhecido, os timings têm sido bons e tem tudo para ser um projeto concluído da melhor forma com a eficaz reintrodução noutros pontos do país nas próximas décadas. Haverá sempre problemas com acidentes, abates, doenças, mas no balanço geral é um trabalho muito positivo até agora.
Já outros animais têm visto a sua popularidade manter-se ou regredir nos últimos anos. E isso sim, é um problema grave nesta altura. Animais como o lobo, o javali e outros pequenos mamíferos (sacarrabos, texugos, pequenos roedores, etc etc), répteis e aves têm continuado a ser completamente ignorados e continua o sentimento de repulsa por estes seres vivos. Todos os dias se ouve falar na "praga" de javalis que assola Portugal, mas até hoje ainda ninguém me mostrou um bom estudo que mostre a grande variação de indivíduos no último século (ou outra escala temporal)... se calhar é porque na realidade ainda ninguém se dignou a fazer um estudo destes, seja por falta de interesse seja por falta se monitorização, que na minha opinião, é um dos problemas mais graves que a conservação da natureza tem em Portugal. Quem diz javali diz outros animais e plantas. Alguém sabe ao certo quantos lobos existem em Portugal? Quantas lontras? Quantas galinholas? ...
Excelente explicação, faço das tuas palavras as minhas, sei que as pessoas mais idosas são assim mesmo, e já não se consegue fazer muito melhor para mudar esses hábitos já tão enraizados, o futuro agora é ensinar as gerações mais novas nas escolas, e mostrar-lhes que existe muito mais vida para descobrir para além dos telemóveis, tablets e computadores.
Gostei de ver uma boa iniciativa de uma junta de uma junta de freguesia aqui próxima, em que explicaram ás crianças até aos 10 anos, numa escola, o que mudou agora com a entrada em vigor a 21 de Janeiro, acerca da queima de sobrantes, isto com o objectivo de essas mesmas crianças depois explicarem lá em casa aos pais ou avós, com devem de proceder cada vez que querem queimar algo.
Pois é o javali fala-se num praga em vários locais do nosso país, mas não se sabe ao certo o eventual aumentar exponencial desta espécie, bem como de outras, o que as pessoas dizem é que tem causado mais estragos, ou que se aproximam demasiado das casas e das pessoas.
Eu lembro-me quando andava na escola, e me ensinaram que se devia reciclar, e fui eu mesmo que ensinei toda a gente cá em casa, isto já lá vão uns 15 anos.
Sim de facto as entidades competentes tem feito uma bom trabalho, na preservação do lince, até já com colocação de sinais de transito, de modo a alertar os condutores, mas o atropelamento infelizmente tem sido uma das maiores causas de morte desta espécie.