Quer esta informação quer as que surgiram na conferência do corço são bastantes interessantes, porque apontam no sentido da expansão destas 2 espécies, partir do maciço da Lousã, se está confirmar actualmente mais para Sul e Poente do que para Norte e Nascente.
Se a zona do Pinhal Interior Sul (Oleiros, Pedrogão, Sertã etc.) são zonas muitos desertificadas (humana, etc.), já os concelhos de Ansíão e Alvaiázere parecem-me ser diferentes neste contexto social e ecológico.
Vai ser interessante perceber até onde esta expansão vai ocorrer e a que ritmo se pautará.
A referência à presença de veado a Sul da Serra da Nogueira é interessante por diversas circunstâncias:
- a presença de veado na zona de Bragança tem tido aparentemente uma expansão que considero lenta nos últimos 20 anos (se a compararmos com outras áreas do país), havendo referências consideradas pontuais a observações na Serra da Nogueira e arredores. Aliás, parece-me que devia ser algo merecedor de alguma reflexão técnico-científica a razão porque isto tem aparentemente vindo a acontecer, se não tiver ainda sido feita.
Certamente que a presença de alcateias dinâmicas deverá estar ligada a isto mas interrego-me que mais razões podem estar subjacentes a esta a avaliação para a região.
- nos últimos tempos, ocorrem referências à presença de veado a sul da referida Serra, aparentando ter ocorrido uma "ultrapassagem" desta região montanhosa, para além de uma eventual "colonização" mais permanente da zona.
- Interrogo-me agora até onde irá esta expansão para Sul.
Nas próximidades desta área existem pelo menos dois territórios que podem também tornar-se refúgios para o veado: a Serra de Bornes e Monte Morais.
É claro que para ambos têm a cidade de Macedo e a barragem do Azibo pelo meio, que não deixam de ser obstáculos a ultrapassar.
A Serra de Bornes tem a presença de formações florestais que poderão ser interessantes para o veado: povoamentos de castanheiro e outras folhosas, entrecortados com áreas de pseudotsuga e pinheiro larício, entre outros (como aliás, também acontece na Serra da Nogueira, para além do carvalhal negral)
Monte Morais apresenta também áreas do agrado do veado, de pendor mais mediterrânico; povoamentos de sobro e azinho, entrecortados por áreas de matagal.
Em termos de hipóteses, o veado pode expandir-se para esta área, para outras (a nascente ou poente), como pode até não se observar mais nada nos próximos tempos.
Têm palpites para esta matéria?