^^
Até deu agora no telejornal da sic. Ninguém apareceu no leilão...
Relativamente à possibilidade de expansão da população de veado da Nazaré para Norte do Pinhal até ao limite do Rio Mondego (questão levantada pelo Seattle92), tendo em conta a existência de uma faixa com vários quilómetros de largura de floresta, sou da seguinte opinião:
- a faixa em causa é na sua maioria constituída por pinhais bravos da esfera do Estado, englobados essencialmente em Matas Nacionais (Valado, Casal da Lebre, Leiria, Pedrogão, Urso, Leirosa e Costa de lavos). Estamos a falar de cerca de 25000 hectares quase em contínuo, exceptuando o facto que a MN do Valado não pega com a de Leiria;
- estas Matas são acentuadamente planas e com um grande predomínio florestal de pinhal bravo, muito embora existam pequenas manchas/bosquetes de folhosas (entre as quais a preocupante acácia, aparecendo também em subcoberto numa já grande área) e de pinhal manso;
- ao contrário da serra da Lousã, não se pode dizer que existam áreas de "pastos naturais" ou de matagais, que lhes permitam uma grande diversidade de alimentação e abrigo. Acresce que como a maioria dos pinhais são explorados em regime de alto-fuste, a condução dos mesmos leva a que não existem com expressão significativa áreas de matos sobcoberto de grande dimensão. Também não podemos esquecer que estamos a falar de áreas onde predominam areias;
- em teoria parecem-me existir condições para a expansão de uma população de veados, mas em contrapartida penso que os animais iriam estar extremamente vulneráveis ao furtivismo. E nesta região mais do que nunca, já que é quase plana e de fácil acesso.
- quando existiam Guardas Florestais, apesar de múltiplas insuficiências, havia um outro nível de controle, tanto mais que estas Matas tinham várias dezenas de Guardas residentes;
- agora tal como está o panorama actual de controle territorial, acho que estariam demasiado vulneráveis.
E se a população da Nazaré se expandisse para as zonas da Serra de Aires e Candeeiros? Já me parece mais favorável. Apesar de tudo o território, é mais acidentado, com maiores áreas de matos e de menor acessibilidade. Que acham?
Um abraço