Curioso, ele disse que a produção nem foi das melhores, alias eu reparei que noutros anos o limoal estava bem mais carregado.
Exacto, ele deu logo o exemplo " Apanho 1000 quilos, 200 euros, preciso de ajuda de mais uma pessoa, ou seja tenho que lhe pagar, tenho que percorrer encosta acima encosta abaixo, por 200 euros? Não vale a pena o esforço. " A conversa foi inevitavelmente parar à geada, este ano teve pouca expressão disse me ele, contou-me é que em determinados invernos a geada chegou a matar alguns limoeiros, naturalmente em áreas de cova.
Fica uma foto
Isto aqui é uma parte do meu terreno, algumas árvores de fruto,ou todo são 60, mais de metade da área é eucaliptos.
Os agricultores podem organizar-se e deitar abaixo os grandes, mas isso não acontecerá já, será a minha geração a fazer a mudança.
Como? No dia que o agricultor encontrar esquemas e estruturas para vender directamente ao consumidor sem intermediários.
Bonitas fotos
jonas_87, os limões amarelos fazem um belo contraste com as folhas verdes, ainda para mais assim em grandes plantações, por aqui só se ve limoeiros dispersos, não nessa quantidade.
É muito raro ver limões á venda nas grande cadeias de hipermercados por menos de 1 euro/kilo, é só fazer as contas para ver quantos eles acabam por lucrar.
O que muita gente pensa que os frutos que estão lá á venda, devem de lá cair do céu, só para relembrar que elas precisam de serem regadas, cuidadas, e mão-de-obra para apanha, isto é só um resumo bem rápido de todo o processo
Tens aí um jovem pomar, eu também ando a aumentar o meu pomar ano, após ano, só agora em Dezembro plantei mais 8 pessegueiros, e umas amendoeiras, e nogueiras, tudo semeado por mim em vasos, de modo a ser auto suficiente em produção de frutos secos, para consumo de casa.
Para mim é um gosto meter as mão na terra, e poder acompanhar o crescimento das árvores ao longo dos anos, é o que faz falta á malta mais jovem, é plantarem árvores, e cuidarem delas, por que hoje em dia só sabem fazer tudo é nos computadores/tablets...
Ainda que lentamente
frederico, mas já vão surgido pum pouco por todo o nosso país, feiras com alguma regularidade, onde o próprio agricultor pode vende toda a sua produção, e também acaba por interagir com o cliente, e sabe a melhor forma de o aconselhar na escolha do mesmo.
Já se sabe que por quantas mais mãos passar os produtos, mais gente tem de ganhar o "seu" dinheiro, o pior é que ás vezes exageram nesses mesmos ganhos, até chegar ás maos do consumidor final.