tiagooliveira20
Cirrus
Pois já se é hábito dos portugueses, aproveitarem-se destas burocracias, para fazerem aumentar os custos destas mesmas formações.
Pelo que sei os centros de emprego tem dessas formações a custo zero, e ainda pagam para quem as fizer.
Mas as outras entidades privadas, como só lhes interessa os lucros, fazem preços desde os 120, até aos 200 euros.
E depois como a procura tem sido muita, e a necessidade para obter esse mesmo cartão de aplicador também, fazem estes preços altíssimos.
Também existe Juntas de Freguesia/ Camara municipal, que dão as formações, mais baratas, a partir de 15 €.
Não, houve uma altura em que as formações foram financiadas, a lei já tinha saído que ia ser obrigatório, mas como os portugueses gostam de deixar tudo para a última entretanto acabou-se o financiamento e passaram a ser pagas! Muito raramente ainda aparecem algumas juntas de freguesia que suportam o curso cobrando apenas o cartão! De resto já não há formações financiadas! Fala-se que vão voltar, mas não se sabe quando!
Sou da opinião que todos deviam ter formação na área dos fitoquímicos. Tal como a justiça em Portugal, o problema não está na falta de leis, mas na sua execução ou fiscalização.
Acho até que os agricultores profissionais, com mais de 65 anos, nem precisam de frequentar as aulas. Precisamente a tal franja de população que provavelmente mais desconhece os riscos.
Um certificado vale o que vale, não impede a continuação das más práticas.
Na prática o que vai acontecer? 1 em 10 fica certificado e os restantes pedem-lhe o favor de lhe comprar os produtos necessários.
Quem mais ganha serão as entidades formadoras e certificadoras.
Não vou dizer que não, mas desconheço isso, até porque quando tirei a minha andavam lá formandos com mais de 65 anos!!