trovoadas
Cumulonimbus
Não tinha pensado nisso, talvez seja isso mesmo.
Como vale que é, o frio é exclusivamente nocturno, em noites de inversão.
Estive a pesquisar, e de facto é feita a referencia às horas de frio, entre 500 a 1200 horas.
http://aphorticultura.pt/Fugas/CEREJEIRAS_FUGAS.pdf
Tenho que pesquisar mais sobre a questão do frio, e o seu significado, pois falar-se entre 500 a 1200h de frio, é muito vago, não faço a minima ideia a que temperaturas padrão se estão a referir.
Sei que existe uma zona de Sintra, onde a cerejeira dá-se bem, falo do Mucifal (cota 50m), próximo da vertente norte da serra de Sintra.
Acredito que o membro Belem saberá mais sobre o assunto, e possa aqui partilhar a sua opinião.
Boas Aqui pelo Algarve também não tenho conhecimento de nenhuma cerejeira a frutificar, conheço algumas desenvolvidas( não digo bem pois não conheço o seu normal desenvolvimento) mas que não dão fruto. Talvez na serra de Monchique exista alguns exemplares férteis, não sei...
Quanto à zona do Caldeirão, tenho um terreno virado a norte numa zona chamada "Humbria", zona fresca e húmida, onde por diversas vezes eu e o meu pai em conversa já comentamos se daria ou não cerejas naquela zona mas nunca chegámos a tentar. Segundo populares não se dá na região nem se conhecem exemplos de sucesso, embora na minha opinião penso que poderá haver muitos locais como estas chamadas "humbrias" ou alguns vales frescos em que se poderá conseguir qualquer coisa. No entanto pode ser uma produção irregular ao longo dos anos e que poderá depender de inúmeros factores. Ter as condições da cova da beira no Algarve é muito difícil