Agricultura

O frio na Europa é muito importante para a agricultura, já experimentaram germinar sementes de maçã ou rosas ou assim, e importante pois muitas plantas necessitam dele para um bom desenvolvimento como as nossas vinhas e soutos

No outro dia contaram-me que a pêra-rocha da zona de Alcobaça é bastante boa devido a vários factores, e um deles estavada relacionado com as noites frias da região, não tinha ideia da importância do frio na produção de pêra-rocha, possivelmente aplica-se o mesmo a maça.

• Gosto
Reactions: StormRic
São espécies que necessitam de um determinado número de horas de frio para poderem ter uma boa produção.

• Gosto
Reactions: MSantos
para germinar muitas sementes da Europa necessitam de estratificação de frio, pois possuem uma substancia que que só se degrada com um certo numero de horas de temperaturas baixas. E não só para a vinha é importante o frio para entrarem em dormência e depois terem forças para rebentar na primavera

• Gosto
Reactions: MSantos
Como os Limoais fazem parte da paisagem do Oeste, aqui ficam duas fotos, estes citrinos seguem para cooperativa da zona(Frutoeste) e de seguida rumam para as grandes superfícies comerciais nacionais.

10qfibc.jpg

2u7nn7k.jpg

O propriétario, inteligentemente, fez um charco,que é alimentado através de uma nascente e agua da chuva que vem de outra pequena represa a 500 metros do terreno.

2drcnq8.jpg

Última edição:
Deixo umas fotos da encosta da Gardunha que cada vez mais se veste de branco nesta altura do ano, a cada ano a mais cerejeiras e a visão deste lado da Cova da beira é magnifica.

:palmas: magífica sem dúvida! Que lindas fotos! E gosto muito de ver a Estrela em fundo, ainda tem umas áreas com neve.
Nunca vi este espectáculo ao vivo, obrigado pela partilha!:thumbsup:

Vale a pena StormRic uma visita... conheço bem! :)
A serra, as lendas a ela associadas, a aldeia histórica de Castelo Novo, a vila de Alpedrinha, Alcongosta, Casal da Serra, São Fiel... ai que saudades!

• Gosto
Reactions: Thomar e StormRic
É impressão minha ou as nespreiras estão um pouco atrasadas comparativamente ao ano passado?
Aqui na zona fico com essa ideia.

Por aqui jonas_87, algumas nespereiras, já tem os seus frutos maduros, uma vizinha minha tem uma, e já deu aqui para a minha familia uns 2 ou 3 quilos delas, ainda no final do mes de abril. Por outro lado as minhas nespereiras, ainda estão atrasadas, talvez só lá para o final deste mes, é que devem, estar maduras.

• Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87
O mau tempo registado na segunda-feira destruiu entre 60 a 70% da cereja do concelho de Resende, no norte do distrito de Viseu, disse hoje à agência Lusa um produtor.

"Esteve um vento bastante forte e destruiu-nos uma grande parte da produção de cereja deste ano, se calhar entre 60 a 70%. Isto só visto", afirmou o presidente da associação de promoção CER Resende -- Cerejas de Resende, Rogério Silva.
http://www.sol.pt/noticia/389704

• Gosto
Reactions: StormRic
Boas,

Em relação á localização dos pomares na região Oeste,tenho conhecimento que foi plantado um pomar com cerca de 20/30 hectares
junto á barragem do Alqueva,
Este terreno é propriedade de um produtor do Oeste e, se o resultado for satisfatório, poderá passar a uma centena de hectares.

Já começei a comer esta semana da minha produção própria, só para consumo de casa, framboesas amarelas, e as vermelhas mais um dia ou dois também já dá para começar a colher. Ainda nao dão em grande quantidade, pois estão plantadas á menos de 1 ano. No final do mes de Abril, já plantei mais uma linha de framboesas. E morangos também nao faltam por aqui, tenho mais de 100 pés deles. Os mirtilos continuam a crescem a bom ritmo.
Depois entretanto vem as frutas maiores como peras e maças, as peras nao há em grande quantidade, mas pode ser que sejam boas de qualidade.
Agora as maças, como eu costumo dizer e bem, tem mais frutos que folhas.
Os meus limoeiros também tem dado quilos de limoes, que nós oferecemos aos vizinhos para nao se estragarem, assim como as laranjas.

Boas @Pedro1993 , uma questão, as ameixieiras dos meus familiares de Mafra estão carregadas que é uma coisa louca, por aí acontece o mesmo?
Eles disseram logo que é um ano de muita ameixa, venha ela, excelente fruto. :cool:
Talvez esteja relacionado com o maior numero de horas de sol, não?

• Gosto
Reactions: Thomar e Pedro1993
Boas @Pedro1993 , uma questão, as ameixieiras dos meus familiares de Mafra estão carregadas que é uma coisa louca, por aí acontece o mesmo?
Eles disseram logo que é um ano de muita ameixa, venha ela, excelente fruto. :cool:
Talvez esteja relacionado com o maior numero de horas de sol, não?

Boas jonas_87, por aqui as ameixieiras também estão bem carregadas, apesar de ser um fruto que eu nao aprecio. As ameixieiras já estão a começar a deitar fora os frutos que nao vingam, para os outros que ficam, poderem crescer e desenvolverem-se.
Sim vai ser um ano de boas ameixas, agora nao sei se estará relacionada com um maior numero de horas de sol.
O dia aqui já começou com a apanha de uma caixinha de framboesas vermelhas e amarelas, bem boas.
Os mirtilos já estão a começar a ficarem rosados, ou seja estão a começar a amadurecer.
A agricultura e eu nascemos de mãos dadas, se eu tivesse algum capital próprio, até me metia num projecto do Proder, mas quem sabe um dia...

• Gosto
Reactions: Thomar e jonas_87