camrov8
Cumulonimbus
já deram muitas reportagens sobre esse assunto mas é tudo ignorado, nós temos de os levar ao matadouro com mil tramites, nem imaginam o que sofrem para serem considerados halal
já deram muitas reportagens sobre esse assunto mas é tudo ignorado, nós temos de os levar ao matadouro com mil tramites, nem imaginam o que sofrem para serem considerados halal
Estive esta manhã presente no dia aberto, e apresentação do projecto Go Figo, em Pedrógão, Torres Novas, foi uma excelente iniciativa e apresentação, que teve como "sala de aula", um figueiral tradicional e centenário, em que era conjugado a plantação de figueiras de figo preto de Torres Novas, pingo de mel, e entre elas oliveiras, era uma plantação que era muito utlizada antigamente, e que hoje em dia é cada vez mais raro de ver.
Fiquei também impressionado por ver figueiras em que eram precisas 2 pessoas, para abraçar o tronco.
Este ano com as chuvas mais tardias, a secagem natural do figo, não está a ser fácil, pois está a colheita está atrasada cerca de 1 mes em relação aos anos anteriores.
Estão envolvidos no projecto várias entidades com o INIAV, o Instituto Superior de Agrononia, a Camara Municipal de Torres Novas, e vários produtores a trabahar em conjunto, todos com o mesmo objectivo.
A Serra D'Aire estava presente como pano de fundo do figueiral,
Figo da variedade pingo mel, em diferentes estados de maturação.
Figo preto de Torres Novas, alguns ainda muito atrasados na sua maturação.
O figo pingo de mel raríssimo? Onde?O meu fruto favorito! E que raramente como agora... caríssimos e difíceis de encontrar...
O figo pingo de mel raríssimo? Onde?
O meu fruto favorito! E que raramente como agora... caríssimos e difíceis de encontrar...
Temos agora a Feira Nacional do Fruto Seco, no final, do mes, onde se pode pode muito bom figo seco, alguns até podes comprar directamente ao produtor.
O figo preto de Torres Novas, é o figo mais doce do mundo, com 30 de brix, ou seja o equivalente a 12 gramas de açucar(2 pacotes do café).
Luis, tu está ainda relativamente perto da zona de Torres Novas, o que faz com que estejas provavelmente vários locais, onde vendem figos.
Fica o convite para quem quiser aparecer por cá.
Eu tenho 2 figueiras pingo de mel da melhor qualidade. As sementes são tão pequenas que nem se sentem... Nos pretos os meus preferidos são os milheiros pretos.
Pois Torres Novas é a capital nacional dos figos, mas há figueiras de norte a sul do país.
Onde é que eu disse que o figo era raríssmo? Eu disse foi que era raro comê-los, porque não aparecem com frequência nos hiper e supermercados onde faço compras... e quando aparecem são tratados como pepitas de ouro...O figo pingo de mel raríssimo? Onde?
Temos agora a Feira Nacional do Fruto Seco, no final, do mes, onde se pode ver, e comprar muito bom figo seco, alguns até podes comprar directamente ao produtor.
O figo preto de Torres Novas, é o figo mais doce do mundo, com 30 de brix, ou seja o equivalente a 12 gramas de açucar(2 pacotes do café).
Luis, tu está ainda relativamente perto da zona de Torres Novas, o que faz com que estejas provavelmente vários locais, onde vendem figos.
Fica o convite para quem quiser aparecer por cá.
Odeio-te...Eu tenho 2 figueiras pingo de mel da melhor qualidade. As sementes são tão pequenas que nem se sentem... Nos pretos os meus preferidos são os milheiros pretos.
Pois Torres Novas é a capital nacional dos figos, mas há figueiras de norte a sul do país.