O herbicida global da Monsanto prejudica as abelhas, segundo pesquisa
O glifosato - o pesticida mais usado de todos os tempos - danifica as boas bactérias nas entranhas das abelhas, tornando-as mais propensas a infecções mortais
O herbicida mais utilizado no mundo danifica as bactérias benéficas nas entranhas das abelhas e as torna mais propensas a infecções mortais, descobriu uma nova pesquisa.
Estudos anteriores mostraram que pesticidas como os
neonicotinóidescausam danos às abelhas, cuja polinização é vital para cerca de três quartos de todas as culturas alimentares. O glifosato, fabricado pela Monsanto, tem como alvo uma enzima encontrada apenas em plantas e bactérias.
No entanto, o novo estudo mostra que o glifosato danifica a microbiota que as abelhas precisam para crescer e combater patógenos. As descobertas mostram que o glifosato, o
químico agrícola mais usado de todos os tempos , pode estar contribuindo para o declínio global das abelhas, juntamente com a perda de habitat.
"Nós demonstramos que as abundâncias das espécies de microbiota intestinais dominantes estão diminuídas nas abelhas expostas ao glifosato em concentrações documentadas no ambiente", disse Erick Motta e colegas da Universidade do Texas em Austin em seu novo artigo. Eles descobriram que as jovens abelhas operárias expostas à exposição ao glifosato morreram com mais frequência quando mais tarde foram expostas a uma bactéria comum.
Outra pesquisa, da China e publicada em julho, mostrou que
as larvas de abelhas crescem mais lentamente e morrem mais frequentemente quando expostas ao glifosato. Um
estudo anterior, em 2015 , mostrou que a exposição de abelhas adultas ao herbicida nos níveis encontrados nos campos “prejudica as capacidades cognitivas necessárias para um retorno bem-sucedido à colmeia”.
https://www.theguardian.com/environ...ms-bees-research-finds?CMP=Share_iOSApp_Other
Texto traduzido automaticamente.
Mais um estudo, que para mim, não me diz nada de novo, que não se saiba já á muito tempo, pode ser que um dia, quando o Homem precisar de comer, se lembre do mal que anda a fazer a toda a fauna e flora, que funcionam em conjunto, fazendo parte de um ecosistema muito complexo e valioso para todos.
Um bem haja, por esta belíssima ideia.
São colmeias que estão colocadas nos jardins, públicos habitadas por espécies de abelhas locais, e sem ferrão.
Se fosse cá em Portugal, em certos jardins não iriam estar muito tempo que elas não fossem logo roubadas, ou mesmo vandalizadas.