Aquecimento Global

  • Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início



---

Descrentes. Daqui a poucos dias deverá ser publicado o relatório mensal de Setembro (GTR) -> https://www.nsstc.uah.edu/climate/archives.html

202309_Bar.png


202309_Map.png
 
Última edição:
A identificação de vários factores que contribuem para o aquecimento global, alguns dos quais não são controláveis nem dependem da acção ou inacção humanas, não pode desviar a atenção daqueles factores antropogénicos que podem ser controlados. Toda a atenção tem de ser principalmente dirigida para aquilo que podemos fazer para diminuir a nossa quota parte de contribuição para o aquecimento. Estar constantemente a desviar a atenção para aquilo que não podemos controlar tem claramente o objectivo de reduzir a importância daquilo que podia ser feito, conduzindo assim à inacção e à continuação das actividades que contribuem para o aquecimento. Minimizar a importância do impacto da humanidade no planeta é hoje em dia ridículo. Na equação da evolução do planeta ao longo de milhões de anos foram subitamente introduzidas nos últimos instantes variáveis que nunca existiram.
 

Não será a destruírem, danificarem o património alheio que vão conseguir ter a sociedade do vosso lado, aliás deviam ser obrigados a limparem a porcaria que fazem e a pagarem os estragos.

Posso ser activista do que for, mas perde-se a razão toda quando se parte para a violência ou impedem que as pessoas vão para o trabalho.
 

Setembro empurra 2023 para o lamentável título do ano mais quente desde que há registos​

Setembro empurra 2023 para o lamentável título do ano mais quente desde que há registos.
É preciso aguardar pelo fim do ano para garantir que o ano de 2023 terminará como o mais quente de sempre, mas os cientistas já antecipam que os restantes meses “continuem mais quentes” que o normal.

NcfKB96.png


Pnbx5QK.png


https://www.publico.pt/2023/10/05/azul/noticia/setembro-empurra-2023-lamentavel-titulo-ano-quente-terra-2065627
 
Até que enfim que o IPCC o admite: "Due to its relatively short atmospheric lifetime and large global warming potential (81 times that of CO2 over a time span of 20 years (IPCC, 2021).

Ainda bem que, novamente, concordas que os gases emitidos pelos humanos aquecem a Terra.

Até indicam intervenientes específicos que podiam fazer mais um bocadinho para corrigir a situação. É mesmo preciso eu indicar quais são?

De resto, o metano é um gás ainda mais difícil de reduzir. Não divulgar vou 'segredos' mas tem a ver com vacas, por exemplo.

O IPCC só é parcialmente bronco porque até ~2006(?) misturava CH4 com o CO2. Se calhar até que se percebe (mas só eles sabem porquê). Cá deixo a minha teoria:

O metano não dura 20 anos na atmosfera. Há sempre alguma dispersão nas estimativas mas vamos supor que dura 12 anos. Depois em que se transforma? Vá, não é difícil... CO2! Quem diria? Sendo assim, a que se refere o potencial dos 8 anos subsequentes? Sim! CO2!

O tópico não é de todo novo. Nada mesmo -> https://www.nature.com/articles/344529a0

De vez em quando, mesmo os semi-broncos do IPCC publicam uns gráficos fixolas -> https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/02/WG1AR5_Chapter08_FINAL.pdf


7QkrUwb.png


(dica: o primeiro gráfico é o cerne da questão)
 
Última edição:

Não será a destruírem, danificarem o património alheio que vão conseguir ter a sociedade do vosso lado, aliás deviam ser obrigados a limparem a porcaria que fazem e a pagarem os estragos.

Posso ser activista do que for, mas perde-se a razão toda quando se parte para a violência ou impedem que as pessoas vão para o trabalho.
Não é bem a razão que se perde, mas sim a atenção ao problema, problema que diz respeito a nós todos e não apenas aos activistas. Hoje em dia o comum dos cidadãos acha que quem quer que proteste sobre seja o que fôr está apenas a defender interesses próprios. Esse modo de pensar está tão enraízado que nem passa pela cabeça da maioria que haja pessoas que estão a tentar defender os interesses de toda a humanidade. Estranho, não é? O que está enraízado no pensamento do comum cidadão é que não há pessoas genuinamente altruístas, que todos somos egoístas, que ninguém faz sacrifícios sem ser obrigado ou sem ter interesses declarados ou ocultos.

Mas sim, é verdade, o tipo de acções que têm sido feitas para denunciar e acusar a inércia que leva ao abismo (onde já não vai cair a maioria dos 'inertes', pois entretanto já cá não vão estar, terão morrido, e estão marimbando-se para os seus descendentes, falando realisticamente) pode ser contraproducente, levando uma grande massa de cidadãos mais ignorantes ou mal informados a voltar as costas ao problema porque o problema é daqueles "malcriados arruaceiros" e não vão alinhar com o que dizem arruaceiros.

E sinceramente, é ou não verdade que todas as revoluções, as grandes viragens positivas na humanidade foram iniciadas por "arruaceiros" contra o sistema instituído?
 
quando se parte para a violência

A violência aqui é relativa. Não será violenta uma governação que para não pôr em causa a sua má governação, não recua nem dialoga? Não terminaria imediatamente um protesto destes se um governante se chegasse à frente, logo ali em tempo real, com uma proposta de diálogo honesta e receptiva, corajosa no enfrentamento das causas do problema (todos os lobbies instituídos e a formatação social subjacente)? Não terminaria se se iniciasse imediatamente uma discussão pública aberta expondo os reais interesses na inércia disfarçada por pequenos avanços visíveis e recuos ocultos?
Além disso, a violência directa contra pessoas parece estar a ser considerada menos importante do que a violência contra bens materiais. Essa é aliás uma vulgarização numa sociedade cada vez mais disfarçadamente reprimida e alienada.
 

Também me parece quase certo que 2023 vai ser o ano mais quente de sempre.

Ou seria preciso um Novembro e um Dezembro bem mais frios que o normal.
Olhando para o gráfico acima, desde há dez anos que não há meses significativamente mais frios que o normal. O desequilíbrio da balança do clima parece já estar em marcha, terá passado o ponto de não retorno? Ou há um cataclismo vulcânico global ou já não parece que voltemos a ter tão cedo "anos normais".
 
Olhando para o gráfico acima, desde há dez anos que não há meses significativamente mais frios que o normal. O desequilíbrio da balança do clima parece já estar em marcha, terá passado o ponto de não retorno? Ou há um cataclismo vulcânico global ou já não parece que voltemos a ter tão cedo "anos normais".
Ainda por cima com a base de 91-20. Só exalta mais o quão linear está a ser.

O desequilibro já começou há muitas décadas atrás, quase nenhum de nós neste fórum era vivo. O ponto de não retorno já passou visto que a ambição "global" é a marca dos +2.0ºC, que a meu ver e pelos esforços que não estão a ser feitos, vai ser ultrapassado. Prazos como 2050 são utópicos para tal valor. Eu acredito que só quando se passar a marca global de 1.5ºC é que os governos vão levar isto mais a sério.

1696539876517.webp