Infelizmente em Portugal, traduz-se em mais um ano de incêndios florestais.Organização Meteorológica Mundial avisa que 2024 pode bater recorde de calor de 2023
Temperaturas médias deverão subir após o fenómeno El Niño ter atingido o seu pico.www.publico.pt
Observo nesse excelente gráfico, os meus saudosos anos 80 e até os últimos anos de maior relevância 2009-2010. Saudades desse tempo..
Bom trabalho! Eu acrescentaria as consequências dos quadros do lado esquerdo("alterações significativas da fauna e flora"): rotura dos sistemas alimentares e aumento da mortalidade pela fome e doenças derivadas da subnutrição.Esta é a minha visão da situação climática que vivemos...
Ontem dediquei-me um bocadinho a tentar organizar as ideias que tenho acerca das alterações climáticas, e elaborei um rascunho de um esquema, que à partida parece um pouco confuso, mas que reflete a minha percepção das nossas acções, respetivas causas e consequências, e suas interacções.
Esta é a minha visão da situação climática que vivemos...
Ver anexo 9229
Sim, concordo... e ainda mais umas quantas consequências menos boas, mas aí já o esquema iria ficar muito saturado e complexo. Fui fazendo isto no excel, e de improviso, seguindo uma sequência logica, misturando aquilo que eu percepciono de todo este processo, com coisas factuais e irrefutáveis. Saiu isto! Com tempo dá para arrumar e editar isto melhor...Bom trabalho! Eu acrescentaria as consequências dos quadros do lado esquerdo("alterações significativas da fauna e flora"): rotura dos sistemas alimentares e aumento da mortalidade pela fome e doenças derivadas da subnutrição.
Não sei se é ironia ou não... Mas o sol também tem influência.Tanga.
É o sol.
Certamente, é mais um dos factores. Mas no prazo em que as alterações se têm processado não é o principal e nem sempre é responsável por uma das componentes da alteração de mesmo sinal que as causas antropogénicas.Mas o sol também tem influência.
Não sei se é ironia ou não... Mas o sol também tem influência.
Sim, mas não é bem mais agradável atribuir um fenómeno complexo a (apenas) 1 variável simples?