Aquecimento Global

  • Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
boletim 2023 para a Suíça. O original está em francês e eu acrescentei uma tradução portuguesa feita por Deepl, que é, portanto, inexacta.

Retirei este extracto do boletim traduzido, com agradecimento a @Toby :

Temp2023-Suisse.webp
 
E como é possível nao agir de forma urgente!
Porque a maioria das pessoas, na vida cotidiana, não se interessa pelo tema das alterações climáticas - já vi malta na vida real a dizer que a questão do aquecimento global faz parte do movimento woke. :facepalm: :facepalm:
O facto de, durante muitos anos, os meios de comunicação terem continuamente exagerado nas consequências das mesmas (com cenários catastróficos que posteriormente não se verificaram) fez com que a geração que era adolescente nas décadas de 1990 e 2000 (e que agora tem os seus 35 a 45 anos) simplesmente deixasse de se interessar no tema. O exagero absurdo dos media e a enorme máquina de propaganda das petrolíferas que tentou negar a existência do problema até ao momento que se tornou impossível afirmar que o problema não existia criaram um contexto em que não é possível um debate saudável a nível global sobre a questão das alterações climáticas: temos metade da população a subvalorizar as mesmas e a outra metade a exagerar. Mesmo na questão da transição energética (que é a mais fulcral, visto que a produção de energia é responsável por 60% das emissões anuais de gases de efeito de estufa) é impossível haver um consenso mundial quando tens o chamado "Sul Global" a justificar o aumento de emissões por "justiça económica" (como se hoje em dia não fosse totalmente exequível o desenvolvimento utilizando fontes de energia limpas) e a China na ONU a afirmar que são os maiores na produção de energias renováveis mas depois fazem o maior investimento de sempre em centrais termoelétricas extremamente poluidoras (e nem é que precisem delas, a população chinesa está a diminuir e a economia está estagnada). :angry:
 
Os hidrocarbonetos têm uma versatibilidade excepcional.
Eu sublinho que queimá-los como combustível é um desperdício inaceitável.

Porque não há dúvida que os hidrocarbonetos no estado actual da tecnologia são imprescindíveis para a produção de um sem número de substâncias e compostos derivados e penso que maior parte das pessoas não faz ideia alguma disso. E já nem falo dos plásticos.

Há que realmente parar com a sua queima pura e simples e usar as reservas restantes direcionando-as para a produção de compostos e materiais usados nas tecnologias de produção de energias 'verdes'.
 
E a situação ao que parece piorou muito no último ano, com aumento da desflorestação e dos incêndios provocados.
E ainda diziam que o Lula ia salvar a floresta amazónica das maldades que o Bolsonaro fez... Não é que Bolsonaro tenha sido bom nessa questão mas Lula tem sido muito pior, por incrível que pareça. :facepalm:
 
E a situação ao que parece piorou muito no último ano, com aumento da desflorestação e dos incêndios provocados.

E ainda diziam que o Lula ia salvar a floresta amazónica das maldades que o Bolsonaro fez... Não é que Bolsonaro tenha sido bom nessa questão mas Lula tem sido muito pior, por incrível que pareça. :facepalm:

Onde foram buscar os dados? Essa ideia está completamente errada.



Ler ainda os artigos relacionados nesta segunda página.

zcqPLgx.png


Apenas alguma informação encontrada rapidamente, não custa muito antes de estar a propagar ideias tendenciosas.
 
Última edição: