Orvalho
Cirrus
Desde 2003 que o GISS entrou em divergência com as medições de
satélite RSS e UAH ( Universidade do Alabama Huntsville)
satélite RSS e UAH ( Universidade do Alabama Huntsville)
Porque existem vários locais onde estão alojados, pergunto onde está toda a sequência correcta dos vídeos que compõem o filme The Great Global Warming Swindle (A grande farsa do aquecimento global) com legendagem ou tradução para português ?
Desde 2003 que o GISS entrou em divergência com as medições de
satélite RSS e UAH ( Universidade do Alabama Huntsville)
Facto nº1: existem ciclos naturais de variação calor/frio causados por correntes oceânicas, variações orbitais, mudanças no input solar.
Facto nº2: a subida de niveis de CO2 demonstra uma grande correlação com subida dos niveis de temperatura, ao longo dos últimos milhares de anos.
Facto nº3: o facto de ser olhar para estes últimos 3 anos e vermos nevões em sítios invulgares não quer dizer nada. Pois agora também já ninguém fala do quanto invulgar foi o verão de 2003 e a seca de 2005. A memória humana é curta e portanto há 50 ou 100 anos nevava muito mais em Lisboa e Porto. São normais os ciclos calor/frio. E pode ser até que estes se sobreponham ao aquecimento humano, mascarando-o de forma mais perigosa. Eu não me sinto confortável saber que há tanto CO2 libertado. Ou vocês têm dúvidas que existe CO2 a ser libertado? Tem dúvidas que esse afecta a atmosfera e o clima?
Como exemplo, onde vivo, Viena, Áustria, o ano de 2008 e 2009 foram bem mais quentes que a média até dos últimos dez anos. Mesmo tendo havido uma vaga de frio (normal!) no inicio de Janeiro, o resto do ano foi mais quente que o habitual, bem mais quente. As pessoas que vivem nas montanhas dizem o mesmo.
Facto nº4: o facto de muitas observações serem feitas em cidades (e estas cresceram) faz que as temperaturas pareçam mais elevadas. No entanto, isso não quer dizer que o aquecimento global é falso. Na verdade o degelo nos pólos aumentou no último século de forma dramática. Sim, a ilha de calor nas cidades também é causada pela poluição atmosférica e sim falsifica as leituras.
Facto nº5 e mais importante: até nem interessa tanto se há teorias da conspiração, o factor sol é mais relevante que o factor poluição humana, ou se a Terra está a aquecer ou não. O facto é que a poluição e a desflorestação são agentes destruidores e desestabilizadores do nosso ambiente terrestre. Acho que é altura de parar. Colocam o equilíbrio biológico em risco e penso que é altura de sermos mais inteligentes e deixarmos de usar as tecnologias poluidoras do petróleo e o crescimento económico sem limites e começarmos a ter comportamentos mais sustentáveis. Mesmo que surja uma época de clima mais frio!!
PS: eu não sou pago por nenhum interesse para estar aqui a dizer isto. Mas tenho constatado tanta destruição natural, tanto extremo climático, tanta poluição urbana, que acho que é altura urgente de mudarmos!
Não sou defensor nem contra o AQG, sou a favor da protecção do nosso planeta e do seu próprio equilíbrio climático.
Penso que vocês estão de acordo com estas coisas não é?
irpsit
Olha bem para o gráfico para as linhas de subida de temperatura...
![]()
Já agora, para o Laredo e outros que tal, que não gostam de blogues, sigam os links que lá tenho, que esses são supostamente mais credíveis...
Ecotretas
Eu faço uma pergunta mais pertinente! Se se queimar 1 kilo de carvão que foi formado no Carbónico, e que estava armazenado há milhões de anos para onde é que esse carbono irá?
Irá entrar no ciclo do carbono!
Ao queimar-se passa a CO2 e em reduzida quantidade CO (monoxido).
Diluir-se-à na atmosfera, tornando as chuvas um pouco mais ácidas, servindo de alimento às plantas, precipitando das chuvas formando carbonatos de cálcio nas grutas e nas conchas, fará parte de todos os seres-vivos. Os seus sais sedimentarão nos oceanos, estarão sujeitos aos movimentos da crosta, e será expelido de novo pelos vulcões..
Parte dele se acumulará na atmosfera, uma vez que a capacidade de absorção do planeta (em virtude da desflorestação e da menor capacidade de absorção dos oceanos) é inferior, originando um feedback positivo no sistema gobal que completa este ciclo à nossa escala de tempo.
Os oceanos perdem capacidade de absorção, nao só pela maior temperatura, mas também pela menor biodiversidade (devido à poluição) mas também devido à maior acidez destes!