Os microclimas sempre existiram e sempre existirão, claro que poderão ser "causados" ou "formados" pelo homem ou por razões totalmente naturais, se tiveres uma montanha virada a norte e uma aldeia a sul da montanha será muito mais quente do que aquela que está do lado norte em relação há montanha, mas isso nem se põem em causa, isso nem sequer vai afectar o normal funcionamento do clima (isto na minha opnião) simplesmente vai afectar os fenómenos meteorológicos. Aliás o grande receio hoje em dia nas grandes cidades americanas é que elas possam reforçar a alimentação das tempestades, através do seu calor imanado para a alta da atmosfera por cima delas...já para já isso pode-se considerar um micro-clima ?? ou não ??
Não estou falando em instalar pessoas num micro clima, estou a falar a criar um microclima onde ele não existe Sr. Mario, como foi o caso da barragem do Alqueva e muitas outras.
Sim, lógico que ele se espalha por todo o mundo, pois ele não é só emitido por nós humanos, e a queima dos combustivies fosséis, é emitido por tudo aquilo que respira e não respira, tudo emite CO2 desde a pedra ao peixe no fundo do mar. Agora existe uma coisa que nós (humanos) temos mão, e isso ninguém tem dúvidas, que é a formação da chuva ácida que é causada pelo gases emitidos pelas fábricas (CO2 + H2O = H2CO3) claro está que isto apenas afecta os fenómenos meteorológicos, nunca o clima, já para já diriamos que sempre que entra em erupção um vulcão a chuva ácida era causada pelo homem e não pelos gases do vulcão.
Explica-me uma coisa se existe CO2 bastante para se hidrogenar e formar chuva acida, e sendo tanto o CO2 e o H2O gases com bastante importancia para o efeito de estufa, como podes compreender que se aumentas a concentração de CO2 aumentas o efeito de estufa, logo a temperatura (T) aumenta...
![Huh? :huh: :huh:](/forum/styles/meteopt/smilies/huh.gif)
Sim o CFC's foram provocados por nós, e alteraram o ozono, mas não o clima...se o fizeram informe-me
É com todo o praser que lho informo Sr. Mário Barroso...
Ora bem para compreender o impacto da degradação da camada de Ozono, é me necessário explicarlhe outra coisa, que é o conceito de estratopausa.
Vejamos, o Mário deve estar familiarizado com o facto de à medida que subimos na vertical da atmosfera T decresce, bem isso nem é de todo verdade nem de todo mentira.
T na atmosfera decresce até cerca de 15 km (para uma atm. padrão) ao que chamamos tropopausa, ai T praticamente que estabiliza, depois T em vez de diminuir irá aumentar até que para de aumentar e se dá uma nova inversão, ai estamos na estratopausa.
Ora bem é esta subida de T que nos interessa, sabe a que se deve esta subida? Bem esta subida deve se ao facto de nesta região da atmosfera existir uma grande concetração de Ozono, que absorve a radiação ao nivel do ultravioleta (UV), ora esta absorção faz com que exista uma subida de temperatura...
A partir desta imformação acho que não será dificil de tirar a comclusão de que andarmos a destruir o O3 da atmosfera esta radiação deixa de ser absorvida e passa a chegar à superficie do planeta.
Bom, como todos sabemos o clima terrestre é comdicionado principalmente por actividade termodinamica, ora se essa radiação é absorvida pela superrficie em vez de ser absorvida aos 20km de altitude, é obvio que iremos ter alterações....
Nem pensar, o clima é totalemente autónomo, podiamos morrer todos neste momento que ele continuaria o seu percurso normal, desde que nada a nivel planetário ou astrónomico de muito grave acontecesse, aí, as coisas mudariam de figura, mas mesmo assim ele não deixaria de ter a sua autonomia em adaptar-se ás novas "configurações", tudo na natureza tem uma flexibilidade e adptação extraordinária, se o homem assim fosse era o ideial, em vez de andar a meter macacos na cabeça e a auto proclamar-se de que é controlador do clima mesmo que fosse de forma negativa, nós é que nos temos de adaptar ao clima em questão nunca o clima a nós, não existem padrões normais ou anormais todos os comportamentos do clima são normais, os anormais somos nós humanos que não percebemos certos sinais.
ora bem isso é grave, pois aquilo que dizes só é verdade se considerares o clima do nosso planeta como sendo um planeta completamente rochoso...
O que não é verdade, não sei se sabe mas caso o Atlantico comonica-se com o Pacifico atravez da america centar como ja comonicou a Europa seria gelada, como ja aconteceu no passado, quando com a deriva continetal os istmo fechou passou a existir a corrente do golfo... Assim deito abaixo o teu argumento nada a nivel planetário ou astrónomico de muito grave
E lembrate desde ja que não estamos a falar da não existencia do clima estamos a falar da sua alteração, aconselho-te a procurar a definição de clima em qualquer dicionario isso iria facilitar a nossa comunicação.
Ora vejamos concordas comigo se eu te disser que num dia em que o ceu se encontre completamente nublado (broken) durante 24h que durante a noite a temperatura irá ser mais alta do que com as mesmas condições mas num dia de céu limpo.... voltamos outra vez ao efeito de estufa... (começo a pensar que tenho que te explicar o que é o efeito de estufa), ora se concordas comigo para esse caso terás de concordar para outro gaz de efeio estufa a unica diferença é que o H2O aparece na atmosfera por evapuração, enquanto que o CO2 e muitos outros gases aparece na atmosfera por emissão... que neste momento esta a ser continua devido aos Humanos, enquanto que por um volcão não é continua mas temporaria...
Com tanta coisa que tenho para te ensinar lembreime de que existem registos de alterações climaticas devido a erupções vulcanicas que duraram anos... bom avansando por que não vou te explicar tudo, pesquise um bocado Sr. André prcipalmente em fontes fidedignas.
Eu sei bem o que respiro, e sei tambem que se cavarmos um pouco mais fundos encontraremos camadas ainda mais "estranhas", e provocadas por algo totalmente natural chamada natureza. Claro que eu condeno totalmente qualquer tipo de poluição, aliás não deverá haver ninguém tão ecológico como eu que chega a fazer 1 km a pé só para por um jornal no ecoponto, e ás vezes até mochilas de livros que pesam toneladas.
Estou falando de uma camada que diz repeito ao priodo entre dos anos 50... e é algo que se subresai muito mais de qualquer decomposição dita natural ou normal... e esto istá documentado e hesistem teses de mestrado a cerca disto... por isso noto alguma falta de noção de geociencias do teu lado.
Centenas de anos ?? então quer dizer que o planeta pode-se inclinar agora que só daqui a 500 anos é que vamos sentir as consequências ?? não me parece que as coisas funcionem assim, mas tudo bem, parece que estamos do tempo da ciência exacta, nem a matemática exacta quanto mais o resto, mas tudo bem, é a sua opnião
admito que o meu portugês não é o melhor mas acho que deu para intender que não era essa a inteção das minhas palavras, deixe-me voltar a reformular a questão...
Ora com exemplos penso que é mais facil para uma mente não muito flexivel... ora se o eixo de rotação da Terra se inclina-se em 5 minutos garanto-te que a alteração do clima da Terra teria a mesma duração... mas como deve saber o periodo de qualquer alteração astronomica não tem uma duração tao curta em geral demoram alguns mil anos a observarmos uma alteração significativa.
Ora apos esta explicação acho muito facil de comcluir que se as alterações do clima apenas se devessem a fenomenos astronomicos ja se vinha a verifcar alterações á bastante tempo, e não apenas a partir dos anos 50 ou 60.
O planeta terra aqueceu até 1998 e a partir daí praticamente estagnou, desde aí alguma partes aqueceram mas algo muito reduzido em relação a periodos passados, agora, porque é que eu defendi o arrefecimento ?? é fácil, porque em Janeiro deste ano começou-se a fazer o balanço do ano passado e constatou-se que a partir de Agosto o planeta de certa maneira começou a arrefecer, até ao mês de Setembro deste ano em que infelizmente Setembro já registou uma ligeira subida nas temperaturas globais, mas nada de alarmista. Tudo isto é obviamente sem qualquer causa humana porque se assim fosse, e segundo os senhores do "apocalipse escaldante" o aquecimento não pararia em 1998. E agora já passados 10 anos ainda cá estamos e à beira de um aquecimento ou arrefecimento, e a discussão continuará até que o gelo ou o deserto chegue aos nossos pés.
Já que gostas tanto de falar do clima iformote que um estudo climatologico necessita de bem mais do que um ano para ser feito cerca de 15 anos para teres boas conclusões, ora se te estas a basiar em um ano nada podes concluir... quanto mais de falares quem Setembro houve uma subida da T mas nada alarmista... só demostra a ciencia que esta por de tras do Sr.
Por acaso li isso algures não me lembro onde, mas estará assim tão errado, se pensarmos bem são os continentes que sofrem de maiores fenómenos extremos, pois são aqueles que possuem maior "poder" de continentalidade, logo poderão ser os ultimos a ver algumas mudanças nos seus climas.
O que chamas eventos extremos? jáviste alguma cheia no mar? sabes por acaso que os ciclones, frentes e depressões perdem "força" quando entram nos continentes... se falas de eventos extremos aquilo que ve nos media... encostas as botas a um canto.....