Orvalho
Cirrus
Orvalho,
Tu e outros negacionistas teem que ir a Fa'tima rezar para que essas crencas (eu acho, eu julgo, eu acredito, eu penso, etc.) passem a factos. Infelizmente nao me parece que algue'm ira' ouvir e/ou perceber essas preces.
Como o Vince e Andre' ja' explicaram o TEMPO (weather) nao e' o mesmo que o CLIMA (climate). O clima e' o integral do tempo ao longo de va'rias de'cadas ou se'culos. Ou se preferires, o tempo e' a derivativa to clima. Cada vez que se deriva o ruido aumenta, ao inve's quando se integra o ruido diminui. Referir que este ou aquele inverno foi mais frio e extrapolar para o clima nao faz nenhum sentido e e' desonesto. Embora seja matema'ticamente possivel, extrapolando ruido obtem-se err... ruido! A variancia (as in noise variance of a Gaussian process) do tempo (weather) e' tao grande que amostras temporais (5 ou 10 anos) nao sao suficientes para descobrir "the signal buried in noise". E' isto que os gra'ficos acima de Gavin Schmidt (a climate modeller at the NASA Goddard Institute for Space Studies in New York) procuram ilustrar.
Quanto 'a "relação entre as órbitas dos planetas e o clima da terra" pesquisa no Google "Milankovitch cycles", vais ver que encotrara's muita informacao.
"O actual arrefecimento, até consentido pelo totalmente insuspeito Met Office" - Mais uma mentira: Metoffice: 2009 is expected to be one of the top-five warmest years on record
Mas claro e' muito mais fa'cil para os negacionistas (o "tretas anti-eco" e' mais um desses artistas) disseminar falsa informacao do que fazer o duro trabalho de descobrir como a natureza funciona e publicar isso em peer reviewed journals.
Mas voçê pensa que eu vou dár alguma importância a uma suposta ciencia do co2 que diz prever o futuro a partir de modelos de computador quando nós ainda sabemos tão pouco sobre o caótico sistema climático global.
Uma suposta ciencia que manipula dados de temperaturas para obter resultados.. mais quentes.
Qual a fiabilidade dos parametros introduzidos nos modelos climáticos?
Até agora falham todas as previsões que fazem.
Ainda não andamos todos a dormir.