Há muitas espécies de milho, e já as havia mesmo antes dos milhos híbridos e das manipulações genéticas do milho.
Obrigado martinus, procurei bastante informação sobre o milho e em lado nenhum vi explicado o que descreveste, sempre a aprender, pois eu de milho não percebo nada hehehe
Sim, foi o que li numa das estações do maior parque nacional do país, Skáftáfell. Eu tb fiquei algo espantado. Eles falavam de "corn", e o milho paínço diz-se em inglês "millet", portanto não faço ideia!
O que leste não terá sido um pouco inspirado na lenda da Ilha de Thule ? Uma ilha muito a norte descrita por um mercador/explorador, Pytheas de Massalia, em 300 AC ? Esta Ilha de Thule é um pouco como a historia mítica da Atlântida, e neste caso alguma pessoas defendem que se trataria da Islândia. Um texto muito antigo que falava de terrenos férteis, leite, fruta, mel, etc, descrição essa que tem sido precisamente o factor mais céptico em validar essa possibilidade de Thule ser Islândia.
http://en.wikipedia.org/wiki/Thule
Mas milho à parte, os estudos geológicos mostram lá que os glaciares estavam bem mais recuados em 950-1100 do que agora em 2009.
Eu tb julgava que o clima actual era mais quente que o máximo medieval, agora começo a ter as minhas sérias dúvidas!!!
Na Islândia os glaciares estavam no máximo medieval 2-3km atrás da sua posição actual. Isto agora parece-me uma evidência de como realmente o clima era mais quente nessa altura. Eu pelo menos confio nos estudos deles lá!
E disso, o que acham?
Não sei, podes fornecer alguns links com estudos para avaliar isso ?
De qualquer forma não poderia ser assim tão mais quente que explicasse que hoje não exista agricultura que na altura pudesse existir. Mais quente ou mais frio, caramba, a posição da ilha tão norte não poderia ter mudado muita coisa quanto a isso. A terem de facto ocorrido grandes mudanças, se calhar as respostas estão mais no vulcanismo e do efeito deste nos solos do que no clima.
Um argumento muito usado tem sido a das vinhas e do vinho em UK durante o aquecimento da Idade Média, mas hoje ninguém impede que também não se faça vinho lá, simplesmente os tempos modernos demonstraram que não era uma boa opção fazer zurrapas intragáveis em UK, em França saem bem melhores
Como referiu o martinus, há que ter algumas cautelas quanto a conclusões agricultura/clima.