Sim, foi mesmo duro.
Aliás, tudo começou antes.
Temos a famine (fome) de 1314-1317, provavelmente causada por vulcanismo combinada com o ínicio do clima mais frio. Foram vários anos sem Verão (pelos relatos históricos pareceu ser pior que 1816)
Depois, o clima foi arrefecendo, enquanto a actividade solar era reduzida, e nas décadas de 1680s, 1690s, 1700s, foram mesmo anos muito frios, com fomes e mortes pela Europa e na Rússia.
Aliás pareceu ser assim a idade medieval desde os 1300s até aos 1800s.
Os glaciares estavam muito avançados, e destruiam casas e vilas inteiras; os rios na Europa gelavam no Inverno durante 1-2 meses (quando hoje em dia quase nunca congelam), e como diz o relato o oceano congelava nas Ilhas Britânicas e e norte da França (com icebergs visíveis nestas zonas). Pelo que penso até nevava frequentemente em várias serras portuguesas do litoral Centro e Norte.
A partir de 1750 o clima ainda era frio (a julgar pelas pinturas históricas que retratam a Europa com rios congelados). Em 1816 surgiu o ano sem Verão, após a explosão do Tambora, mas durante tb o Mínimo de Maunder. A actividade solar começou a aumentar depois; mas o clima ainda permanecia frio, aliás as fomes ainda ocorreram na década de 1840. Muitas vezes, surgiam revoluções por causa destas mudanças sociais e climáticas. O clima começou a aquecer na segunda metade do século XIX.
Se forem antes, até 850-1100, vão encontrar a época do máximo medieval que parece ter sido mais quente que a actual (a julgar pelos glaciares).
E os anos de 1910-1930, foram frios?
Porque foi quando a actividade solar foi mais fraca no Século passado!
Não parece pelos relatos históricos.
Aliás a década de 30 foi a mais quente do último século, a seguir à de 90.
Ou então, os efeitos no arrefecimento oceânico demorou tempo a surgir.
As décadas mais frias surgiram depois da segunda guerra mundial, durante a década de 40, 50 e 60 (quando a actividade solar era precisamente muito elevada!!).
O interessante é seguir os registros da actividade solar, e das temperaturas (por exemplo, pelos aneis das árvores).
De qualquer modo, eu acho que a actividade solar vai reduzir-se neste século, e o clima arrefecer: é o meu palpite.
"temos o minimo de maunder que provavelmente foi ate provocou anos mais severos"
Um personagem da corte francesa de Versalhes, manteve um diário durante muitos anos, e acho que é em 1703 que ele narra um Inverno incrível: Os tonéis de vinho rebentaram nas adegas, com a congelação do vinho; o mar gelou na costa norte francesa, os pássaros iam em voo e caiam mortos ao chão, as plantas morriam nos campos agrícolas. Se voltar a encontrar o texto, coloco-o aqui.
p.s. Foi o Inverno de 1708-1709 em França. Vai transcrito a seguir, não foi difícil de encontrar. A isto é que se chama "a pequena glaciação".