No Algarve era tradição a plantação de palmeiras-das-Canárias (
Phoenix canariensis) junto a casas rurais, especialmente as que pertenciam a famílias de classe elevada. O
chalet com uma ou várias palmeiras que se avistavam ao longe era uma das características da paisagem Algarve do litoral e do barrocal. A maioria destas quintas foi abandonada nas décadas de 60/70. Quando era criança, nos anos 90, as casas já estavam em ruínas. Muitas tinham elevado valor estético e algumas eram centenárias. Em anos recentes, a maioria destas palmeiras morreu. Mas nas décadas de 80 e de 90 já tinham desaparecido dezenas de palmeiras em processos de urbanização do litoral. Muitas foram vendidas para Espanha a preços altíssimos.
Mas não era só no Algarve que se plantavam há séculos estas palmeiras. No Porto há vários exemplares em casas de «brasileiros» e
chalets. E em Sintra, ou no Litoral Centro, junto em casas apalaçadas, em
chalets de quintas ou casas de «brasileiros», e mesmo em espaços públicos. Era uma espécie de símbolo para dizer a quem passava, «aqui mora gente de classe social mais elevada»...
A sua utilização em praças e espaços públicos em geral, contudo, parece-me mais recente, e popularizou-se nos anos 60, 70, 80 e 90. No jardim da Foz há várias, mas não sei o ano em que foram plantadas.
O jardim do Coreto de Tavira também tinha várias, mas infelizmente muitas morreram.
As de Coimbra foram perdidas em 2013.
A Câmara Municipal de Coimbra começou esta quinta-feira a abater as palmeiras “históricas” do Parque da Cidade, “algumas quase centenárias”, no âmbito do combate ao escaravelho que destrói estas espécies.
O vereador Luís Providência, que detém o pelouro Ambiente, disse à agência Lusa que cabe à autarquia remover dos espaços públicos da cidade “todas as palmeiras afectadas pela praga” do Rhynchophorus ferrugineus, o nome científico do escaravelho-vermelho.
Algumas das árvores abatidas no Parque Manuel Braga tinham pelo menos 20 metros de altura e a sua plantação remonta aos anos 20 do século passado, quando foi construído aquele espaço público, também conhecido por Parque da Cidade.
https://www.publico.pt/2013/01/03/l...s-destruidas-pelo-escaravelhovermelho-1579388
Infelizmente a manutenção destas palmeiras é caríssima e a tendência é para irem desaparecendo da nossa paisagem como árvore ornamental.