Lamentavelmente nao me espanta que aconteca isso com as aguias ou que tenha falecido o lince perto do Pereiro, em Alcoutim. Sempre fui muito ceptico em relacao a criacao de reservas de casa turisticas em Portugal. No meio do interior nao ha vigilancia, cada um faz o que quer. E os donos das herdades querem lucros, e os predadores sao vistos como concorrentes que matam a caca. Talvez seja hora de mudar a legislacao...
Não é só o território das reservas turísticas que carece de supervisão e controle. Aliás, o grande problema de Portugal (o território silvestres e de caracteristicas agro-florestais) é do poder politico ter desistido das suas funções de policiamento e controlo nos últimos 20/30 anos. Tenho dito e continuo a afirmar, como o Interior dá poucos votos, os sucessivos governos foram ignorando as funções soberanas do seu controle e policiamento. Deixaram o território aos "indios". Acho qualquer ataque aos valores naturais é uma coisa mais ou menos frequente pelo pais fora, com alguma probabilidade de passar desapercebida. E se não for, as investigações morrem cedo. Crimes sem castigo. O poder politico foi escandalosamente acabando com os Guarda Rios, os Guarda Florestais, etc. Pelo meio criou a Brigada Verde da GNR, que sempre esteve longe de cobrir as funções deixadas em vazio. Chegamos ao estado actual, de total negligência e desacompanhamento do território. Os fogos também acontecem porque existe total impunidade no território. Até me admira como é que só morre uma águia imperial e um lince de vez em quando. Somente porque os "indios" não apanham mais a jeito...