Olá ct1gnd, ótima iniciativa. Por curiosidade, que sementes lá colocou?
Eu devo dizer-lhe que de início também não foi muito fácil atrair para aqui os bichinhos. Mas já lá vão mais de 2 anos que passei essa etapa. Não sei em que contexto reside, e digo isto porque na altura para mim foi mais fácil porque também tenho aqui alguns campos perto, mas tenho pessoas conhecidas e colegas que vivem no meio de ambientes mais urbanos e nem por isso deixam de ter as visitas assíduas de determinadas espécies.
Inicialmente comprei uma mistura de alpista, nabo, linhaça, milho-alvo (etc) e coloquei sobre uma mesa de jardim já danificada e também sobre um poço, os primeiros a detetarem as sementes como não podia deixar de ser foram os pardais, mais tarde vieram os chamarizes, os verdilhões, os chapins, os piscos, enfim vários... Só mais tarde e no fim de eu perceber que eles já conheciam os cantos à casa é que coloquei alguns comedouros. De início fiz 2 muito simples, comprei 2 colheres de pau 2 garrafas plásticas de sumo e foi só furar e colocar lá as colheres, a adesão foi muito boa. Agora comprei 2 suportes para pendurar vasos e coloquei lá girassol com outras sementes misturadas, aparentemente não querem outra coisa, porque os suportes são largos e vão lá aos 2 e 3 ao mesmo tempo, mas confesso que não são soluções muito práticas para o tempo de chuva.
Aquilo que acho que é importante reter, é que de início convém mesmo colocar as sementes bem à mostra e sem grandes complicações, e então depois avançar com os comedouros, no entanto pode manter as duas situações em simultâneo, ou seja colocar as sementes bem à mostra mas também dentro do comedouro
Cada espécie tem uma preferência alimentar, umas mais distintas que outras, quanto mais variedade for colocando à disposição, à partida mais aves atrai, uns gostam de girassol, outros de girassol descascado, uns de milho inteiro, outros de milho partido, outros de fruta, alguns de amendoins
, toda uma panóplia de alimentos. O mais complicado é arranjar insetos para as espécies insectívoras
.
Uma coisa que é importante também, é junto do alimento disponibilizar água! Tive algumas aves que vinham ao meu quintal mais para beber e tomar banho do que propriamente para comer
Fico à espera dos registos das suas primeiras espécies atraídas
!