Biodiversidade

  • Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Achas que é assim tão raro aparecer por cá?

Já viste a consistência com que aparece (e sobretudo em certos locais)?

Na minha opinião, já faz parte da nossa avifauna.

Vai aparecendo por cá... Mas serão só indivíduos dispersos/errantes, não se trata de um verdadeiro estabelecimento de uma população, nem há registo de nidificação. Parece-me uma espécie com presença pouco consistente para se dizer que faz parte da nossa avifauna.
 
Bom, para todos os efeitos, a espécie faz parte da lista de espécies presentes em Portugal (e pelo que dizem, os registos no nosso país, têm aumentado).
Há várias espécies de aves, que não nidificam no nosso país, mas que fazem parte da nossa avifauna (pois a nidificação é apenas mais uma etapa na vida de uma ave).

Uma outra espécie de grifo (Grifo-Africano) tem realmente uma presença bastante ocasional no nosso país e está por isso na categoria D.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Parece-me uma águia-de-asa-redonda.

Sim, vendo bem, e agora que já estou no PC, é certamente uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo). As penas esbranquiçadas assim o indicam.

Obrigado pela correção.
 
Isso é demagogia... Queres matar as pessoas?
óbvio que não o que disse é para fazer pensar controlar não deve ser significado de matar e como já foi dito se a população de javalis esta descontrolado é por tirando as montarias eles não têm predadores, visto que só o lobo tem tamanho suficiente para abater um
 
  • Gosto
Reactions: frederico
Plástico está a matar renas, focas e aves no Ártico

rena_rede_pesca.jpg


Pensamos no Ártico como uma região selvagem e remota, sem vestígios de atividade humana. No entanto, também esta região já foi tocada pela poluição por resíduos plásticos que está a assolar o planeta.

Uma equipa de cientistas avisou, num novo relatório, que os resíduos plásticos se estão a acumular no Ártico norueguês.

Os investigadores do Instituto Polar Norueguês afirmaram ter encontrado resíduos plásticos em praticamente todos os lugares onde procuraram e mostraram-se particularmente preocupados com as grandes concentrações de fragmentos de microplástico presentes no gelo marinho.
“Estamos a encontrar cada vez mais resíduos plásticos em Svalbard [arquipélago norueguês no oceano Ártico], onde trabalho”, contou Geir Wing Gabrielsen, um dos autores do estudo.

Os detritos de plástico representam uma ameaça para os animais marinhos, que podem ingeri-los ou ficar presos neles.

“Os pombaletes nidificam em Svalbard. No final dos anos 70, descobrimos muito pouco plástico nos seus estômagos. Em 2013, a última vez que investigamos, alguns tinham mais de 200 peças de plástico nos seus estômagos”, disse o investigador.

A proliferação de resíduos plásticos no Ártico está a afetar muitos outros animais para além das aves marinhas, causando a morte de peixes, focas e até mesmo renas. “Outros animais estão a ficar presos nas redes que dão à costa – como as renas. Algumas morrem porque não conseguem libertar as suas hastes – encontramo-las todos os anos.”


 
E como esta ave, outras tantas seguem-lhe o destino, quer de aves, insecetos, caracóis, e tantas outras espéceis que morrem devido ao uso de herbicidas.
Mas, como é que ainda se aplica herbicidas em linhas de água, e não existe ningém que apresente queixa ao SEPNA, pois segundo a legislação não é permitido, é certo que por vezes também existe muito desconhecimento acerca do assunto, para a maioria da populção em geral.



Voltando agora ao tema das podas, ou melhor da mortandade, porque é óbvio, que uma poda radical mata uma árvores em pouco tempo.
Agora nem se parecem com árvores, parecem postes de madeira, literalmente ao alto.

"Mais um serviço em prol do município de Gaia este na feira dos carvalhos rebaixamento dos choupos para metade até a 2 fase será o corte na totalidade para remodelação da feira"





 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar e luismeteo3
isso é um tema recorrente quem são os génios que decidem fazer estas podas é que esta moda é geral no país pelos meus lados cortaram uns plátanos pois eram um perigo por estarem podres por dentro, na assembleia alguém apontou e bem que se estavam podres era pelas belas podas que as árvores tinham levado ao longo dos anos e que infectaram o cerne
 
isso é um tema recorrente quem são os génios que decidem fazer estas podas é que esta moda é geral no país pelos meus lados cortaram uns plátanos pois eram um perigo por estarem podres por dentro, na assembleia alguém apontou e bem que se estavam podres era pelas belas podas que as árvores tinham levado ao longo dos anos e que infectaram o cerne

Mas quem pratica estas podas abusivas, já faz isto com intenção, porque assim no ano seguinte a árvore já apresenta podridões, e logo pode ser abatido, cortando assim o mal pela raiz, e em que depois uns ficam todos contentes, porque a árovre já não chateia mais, e para quem contesta este tipo de abates, é lhe apresentado um documento em que diz que a mesma árvore tem de ser abatida porque representa um perigo para as pessoas e bens.

Enfim, é o triste país que temos, enquanto que muitos países protegem com "unhas e dentes", expemplares de árvores de extrema importancia e de grandes dimensões, aqui na extremidade da Europa, é mesmo assim, andamos sempre "anos-luz" atrás dos outros.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3