Biodiversidade

  • Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Cegonha apaixonada volta sempre para a companheira que não pode voar

Pelo 16ª. ano consecutivo, Kepletan, o macho, fez a migração da África do Sul até à Croácia e voltou para Malena, a fêmea, que não consegue voar.

img_797x448$2018_04_17_14_58_32_295785.jpg




Acontece todos os anos durante o mês de Agosto: Klepetan, uma cegonha macho, deixa a sua alma gémea na Croácia para fazer a sua migração até à África do Sul. Não podem ir juntos porque ela, chamada Malena, não consegue voar: a sua asa foi ferida por um caçador há 22 anos. Então, espera pelo fim do Inverno até ao mês de Março ou Abril, há já 16 anos. E Kepletan chega sempre: este ano, a data escolhida foi 9 de Abril.


Enquanto Klepetan viaja os mais de 12 mil quilómetros que separam a pequena vila de Brodski Varoš no este da Croácia à Cidade do Cabo, capital sul-africana, Malena é cuidada por Stjepan Vokic. Tudo começou em 1993, quando Malena feriu a sua asa e Stjepan a acolheu, tratando dela. Poucos anos depois o amor entre Malena e Klepetan floresceu e, a partir daí, todos os anos acontece o mesmo ritual de viagem e retorno.

E Vokic não tem dúvidas de que é a mesma cegonha que volta todos os anos: "Mal chegou foi logo directo ao balde que tenho com peixes para ele. Estava vazio porque não o esperava tão cedo, mas só ele sabe onde o encontrar. Depois, claro, foi até ao ninho tal como faz todos os anos", contou Stjepan.

Ao início, esta relação pareceu condenada devido aos quilómetros que os separavam e ao facto de Malena não conseguir migrar com Klepetan no fim do Verão. Ainda assim, o amor persistiu e hoje as duas cegonhas já tiveram 62 filhotes.

http://www.sabado.pt/vida/detalhe/c...a-sempre-para-a-companheira-que-nao-pode-voar
 
Depois de muita luta, lá consegui motivá-los a irem papar. O comedouro dá para cerca de 1 semana.
A foto foi tirada de muito longe, pois mal eu me aproximo, fogem logo.
Algum especialista me sabe dizer o nome da espécie?

http://i63.tinypic.com/11m6hki.jpg[/IMG]']
 
Última edição:
Depois de muita luta, lá consegui motivá-los a irem papar. O comedouro dá para cerca de 1 semana.
A foto foi tirada de muito longe, pois mal eu me aproximo, fogem logo.
Algum especialista me sabe dizer o nome da espécie?

http://i63.tinypic.com/jry51c.jpg[/IMG]']http://i63.tinypic.com/jry51c.jpg[/IMG]']http://i63.tinypic.com/11m6hki.jpg[/IMG]']

Ora mas que belas notícias:D!! Aparentemente é um chamariz, mas a distância e o facto da cabeça quase não se ver pode dar lugar a algumas duvidas.
 
Última edição:
4qlnn.jpg
4qlnn.jpg
[
Todos os anos fazem ninho no alpendre da entrada de minha casa.

Os pintassilgos são apaixonados por niger, girassol, cardos e dentes de leão, se tiver aí alguma coisa destas eles certamente vão até lá comer.
 
Filhotes de melro-preto (Turdus merula) ("mirlo común" em espanhol) ontem em uma oliveira-brava (zambujeiro) na minha quinta. Imagem e gif capturados do vídeo que fiz com o telemóvel quando não estavam os adultos:

551fb443810262a8a1c356e7dc2de542o.jpg


6498411a9f779eb3d575c596dabab803o.gif


Hoje eu observei de longe com binóculos e tudo vai bem
 

2ex2gk9.png

23w4mpu.jpg

28s51n7.jpg

Hoje já tive que encher de novo o comedouro. Cada vez, a comida desaparece mais rápido.

Belos registos:thumbsup:. Confirma-se mesmo o chamariz (Serinus serinus), eles adoram as sementes de nabo e as outras também no geral. O da primeira foto é uma "pardaleca" - "pardal comum" fêmea. Essas espécies são também assíduas aqui no meu quintal.
 

2ex2gk9.png

23w4mpu.jpg

28s51n7.jpg

Hoje já tive que encher de novo o comedouro. Cada vez, a comida desaparece mais rápido.

:palmas: Apenas adicionar ao que @Mr. Neves perfeitamente diz que nas três imagens o chamariz é um macho.
 
Obrigado @Mr. Neves e @Pek pelas vossas informações.
Não faço ideia se o chamariz é o mesmo nas 3 fotos. Eu penso que não, pois as fotos foram tiradas com algum tempo de intervalo entre elas.

São dois indivíduos: o das fotos 2 e 4 e o da foto 3.
 
Bom já que estamos numa de passarinhos, já estou cheio de saudades dos lugres:p. Marcaram a viagem de regresso mesmo no fim da 1ª quinzena deste mês ou seja a 15 de Abril (data curiosa:D), no dia 16 já nem sinal deles, agora talvez só para o ano.

Fica o apanhado das melhores fotos que fiz deles este mês e no fim de Março (são muitas ainda:o):
VKRTZoT.jpg

a2KBwfg.jpg

IU557WA.jpg

T3p528h.jpg

zeDmqxL.jpg

NDMD5qi.jpg

1VOL5gm.jpg

HnurM3f.jpg

RxfpvFk.jpg

1cTwteX.jpg

BwRI4AN.jpg

HcbXUR8.jpg

Ig5FOJh.jpg

0mblrHz.jpg
 
Última edição: