Pedro1993
Super Célula
O Homem ainda tem muito que aprender com a "natureza".
A construção de um ninho bastante engenhoso.
Esta foto foi tirada (com o tlm), ao que pensava serem 2 lesmas, junto à Serra da Carregueira na noite de 14 de Dezembro:
Estava bem escuro, por isso tive uma surpresa, quando vi melhor a foto...
Aqui, pode-se ver a luz de uma larva de Luciola, que foi encontrada a «hibernar» (enrolada em posição fetal):
Podem ficar assim durante semanas.
Nas minhas pilhas de composto (na minha quinta de Óbidos), no auge do inverno, às vezes encontro várias.larvas de pirilampo. Presumo que talvez apreciem as pilhas de composto pelo calor libertado pela vegetação em decomposição, assim como pela abundância de presas.
Interessante, que por alguma razão, nem todas hibernam, mas é certo que com o frio mais intenso, a atividade locomotora diminue (assim como a vontade de caçar).
Dois dias depois, encontrei alguns exemplares confusos do que me parece ser Copris hispanus, junto a dois candeeiros de iluminação pública (também perto da Serra da Carregueira).
Alguns já estavam mortos, por isso decidi trazer os vivos para casa, e deixei machos e fêmeas, a acasalar dentro de um recipiente (com humus e um pano húmido).
Após o acasalamento, fui quase ao mesmo local durante o dia e larguei os exemplares, junto a um campo, que costuma de ter cavalos e ovelhas (que é para as fêmeas terem muito por onde escolher).
Aqui fica um dos machos que encontrei:
As fêmeas fazem um barulho curioso, talvez para dissuadir potenciais predadores.
Lince-ibérico encontrado morto em Espanha com 300 chumbos no corpo
Um lince-ibérico foi encontrado morto esta sexta-feira em Córdoba, Espanha, cravejado por mais de 300 chumbos de caçadeira no corpo, denunciou Miguel Simón, director do Life Iberlince, um programa de conservação destes animais em vias de extinção.
https://www.publico.pt/2018/12/30/c...trado-morto-espanha-300-chumbos-corpo-1856269
.não vai ser fácil apesar que eu acho que vão ter mais sucesso em Espanha do que cá pois há mais espaço entre as localidades, temos o território muito populado.
Existe esses caçadores que pensam que tudo o que mexe é para disparar a matar, ou então pensam que os linces lhes vão comer todos os coelhos e ele irão ficar sem nada, enfim, aquelas mentalidades pequenas, só é pena é nunca se apanhar quem comete estes malditos actos.
É triste ver tanto trabalho pela luta e conservação do lince, e depois acabar assim, é muito triste mesmo.
Pelo que vejo a caça está cada vez mais massificada, e onde até os caçadores se dão ao trabalho de entrar dentro de canaviais densos, e madarem mesmo pedras para dentro de silvados, é de extremos.
Aliás a caça para mim, hoje em dia é coisa que já não faz mais sentido, pois o homem caça apenas por diversão e "amor á camisola".
Se não fossem os verdadeiros caçadores, os que respeitam a Natureza, dificilmente o programa de reintrodução de linces seria o sucesso que tem sido. É importante não julgar o todo por meia dúzia de atrasados mentais! Os linces têm sido introduzidos e habitam em zonas de caça, com o apoio dos proprietários, gestores cinegéticos e caçadores.
A caça e a conservação da natureza estão na mesma face da mesma moeda, embora muitos continuem a não ver, ou a não querer ver isso.
A única coisa que eles se lembram de fazer é colocarem bebedouros para os coelhos no Verão, para poucos depois os matarem.
Aqui que é uma zona de caça, vêem-se muitos cães abandonados e magros... a população vai alimentando e acolhendo alguns.Matar coelhos desidratados é uma violência, temos de convir. Primeiro hidratá-los e depois enchê-los de chumbo é o protocolo correcto.
Também te esqueceste do abandono dos cães quando eles deixam de ter serventia.