São 3 macrolepiota procera, os pés estão separados, a forma como a foto foi tirada é que é enganadora e parece que estão todos juntos no mesmo pé.
o problema é que ao contrario de muitos alimentos regra geral basta um erro para ser fatal nas melhores das hipóteses um transplante pode salvarpelo menos este é daqueles que podes comer várias vezes, o que por norma é o medo que as pessoas no mundo rural ainda tem, relativamente as estas belezas de outono.
Pois na foto dava mesmo a entender que eram tres, eu estava aqui com o guia dos cogumelos em aberto, mas basta deixar passar um pormenor para falhar na identificação, mas ainda bem que o identificas-te correctamente, pelo menos este é daqueles que podes comer várias vezes, o que por norma é o medo que as pessoas no mundo rural ainda tem, relativamente as estas belezas de outono.
o problema é que ao contrario de muitos alimentos regra geral basta um erro para ser fatal nas melhores das hipóteses um transplante pode salvar
ja ouvi uma pequena piada que diz que os melhores a apanhar cogumelos são os mais velhos, pois se o professor é velho significa que sabe o que faz , mas isto é so um aparte
Este acho que é um Macrolepiota rhacodes, mas longe de ter a certeza. Creio que é um dos que se pode confundir com o M. procera, tal como o M. venenata.
Foto tirada ontem debaixo de um pinheiro-manso no meu quintal.
Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Este acho que é um Macrolepiota rhacodes, mas longe de ter a certeza. Creio que é um dos que se pode confundir com o M. procera, tal como o M. venenata.
Foto tirada ontem debaixo de um pinheiro-manso no meu quintal.
Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
Parece-me M.venenata, tem o centro aplanado e/ou com ligeira depressão, falta-lhe o "mamilo" característico no centro que os procera têm. As escamas no M. Procera também são maiores na periferia. Ajudava ter fotos do bolbo do pé, caule e do anel, para uma melhor identificação.
Olhando para a foto, para além de ter destaque o cogumelo, pode-se ver também uma boa camada de mulching debaixo do pinheiro, que acaba por criar um solo vivo, e muito rico em matéria organica e fungos.
Esta altura do ano, é excelente para observar o micélio principalmente a proliferar por debaixo de todo esse material que ainda é recente.
Sim, debaixo deste cogumelo o solo em bem rico em húmus.
Era escusado a ponta do rolo de plástico para a estufa ter aparecido no canto superior direito da foto...
Vou tirar mais fotos!
Debaixo deste pinheiro-manso aparecem todos os anos. O pé é baixo mas o chapéu é amplo, cerca de 15cm de diâmetro.
Então não é de forma definitiva M. procera No Macrolepiota procera a altura do pé é manifestamente superior ao diâmetro do chapéu.