Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
São 3 macrolepiota procera, os pés estão separados, a forma como a foto foi tirada é que é enganadora e parece que estão todos juntos no mesmo pé.

Pois na foto dava mesmo a entender que eram tres, eu estava aqui com o guia dos cogumelos em aberto, mas basta deixar passar um pormenor para falhar na identificação, mas ainda bem que o identificas-te correctamente, pelo menos este é daqueles que podes comer várias vezes, o que por norma é o medo que as pessoas no mundo rural ainda tem, relativamente as estas belezas de outono.

• Gosto
Reactions: luismeteo3
pelo menos este é daqueles que podes comer várias vezes, o que por norma é o medo que as pessoas no mundo rural ainda tem, relativamente as estas belezas de outono.
o problema é que ao contrario de muitos alimentos regra geral basta um erro para ser fatal nas melhores das hipóteses um transplante pode salvar

Pois na foto dava mesmo a entender que eram tres, eu estava aqui com o guia dos cogumelos em aberto, mas basta deixar passar um pormenor para falhar na identificação, mas ainda bem que o identificas-te correctamente, pelo menos este é daqueles que podes comer várias vezes, o que por norma é o medo que as pessoas no mundo rural ainda tem, relativamente as estas belezas de outono.

Sim, com estes deste tipo tenho muita segurança e verifico sempre as principais características. É preciso ter muito cuidado com os Macrolepiota venenata, que são parecidos. Há uns anos que ando a evitar os tricholoma equestre, devido a notícias que têm saído sobre possível toxicidade a nível hepático e renal a longo prazo... A verdade é que sempre comi tricholoma equestre, chamados de míscaros amarelos cá na região, e todos os anos é às dezenas de pessoas atrás deles, até há feiras dedicadas a este cogumelo em algumas vilas do país. De qualquer forma, por agora prefiro não os comer, por não me sentir 100% seguro.

o problema é que ao contrario de muitos alimentos regra geral basta um erro para ser fatal nas melhores das hipóteses um transplante pode salvar

Sim, isso aí é o mais importante de tudo, ou a pessoa é que colhe e consome ou vende, tem um grande conhecimento no assunto, ou o melhor a fazer quando alguém que não conhece, é observar, pode tirar uma foto, e seguir caminho de novo, sem cair na tentação de o levar para casa e consumi-lo, que infelizmente já se perderam muitas vidas, e por vezes até famílias inteiras que ficam entre a vida e a morte.
É mais na zona norte é que existe uma grande cultura de colheita e consumo, dos míscaros na floresta, até inclusive, se fazem festivais em torno disso mesmo.

• Gosto
ja ouvi uma pequena piada que diz que os melhores a apanhar cogumelos são os mais velhos, pois se o professor é velho significa que sabe o que faz , mas isto é so um aparte

Pois uma pessoa mais velha tem sempre mais conhecimeto, ainda para mais nesta área tão sensível, que é preciso todo o cuidado.

• Gosto
Este acho que é um Macrolepiota rhacodes, mas longe de ter a certeza. Creio que é um dos que se pode confundir com o M. procera, tal como o M. venenata.

3653f0d44bc257f0e519c1961679cef9.jpg

Foto tirada ontem debaixo de um pinheiro-manso no meu quintal.

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk

Este acho que é um Macrolepiota rhacodes, mas longe de ter a certeza. Creio que é um dos que se pode confundir com o M. procera, tal como o M. venenata.

Parece-me M.venenata, tem o centro aplanado e/ou com ligeira depressão, falta-lhe o "mamilo" característico no centro que os procera têm. As escamas no M. Procera também são maiores na periferia. Ajudava ter fotos do bolbo do pé, caule e do anel, para uma melhor identificação. :)

Olhando para a foto, para além de ter destaque o cogumelo, pode-se ver também uma boa camada de mulching debaixo do pinheiro, que acaba por criar um solo vivo, e muito rico em matéria organica e fungos.
Esta altura do ano, é excelente para observar o micélio principalmente a proliferar por debaixo de todo esse material que ainda é recente.

Parece-me M.venenata, tem o centro aplanado e/ou com ligeira depressão, falta-lhe o "mamilo" característico no centro que os procera têm. As escamas no M. Procera também são maiores na periferia. Ajudava ter fotos do bolbo do pé, caule e do anel, para uma melhor identificação. :)

Vou tirar mais fotos! :)

Debaixo deste pinheiro-manso aparecem todos os anos. O pé é baixo mas o chapéu é amplo, cerca de 15cm de diâmetro.

Olhando para a foto, para além de ter destaque o cogumelo, pode-se ver também uma boa camada de mulching debaixo do pinheiro, que acaba por criar um solo vivo, e muito rico em matéria organica e fungos.
Esta altura do ano, é excelente para observar o micélio principalmente a proliferar por debaixo de todo esse material que ainda é recente.

Sim, debaixo deste cogumelo o solo em bem rico em húmus.

Era escusado a ponta do rolo de plástico para a estufa ter aparecido no canto superior direito da foto... :facepalm:

• Gosto
Reactions: Pedro1993
Sim, debaixo deste cogumelo o solo em bem rico em húmus.

Era escusado a ponta do rolo de plástico para a estufa ter aparecido no canto superior direito da foto... :facepalm:

Olha que se não falasses no assunto, tinha-me passado despercebido, também não por aí que tira o mérito á foto e a todo o cenário benéfico na envolvencia.

• Gosto
Então não é de forma definitiva M. procera :) No Macrolepiota procera a altura do pé é manifestamente superior ao diâmetro do chapéu.

Que não era M. procera tinha a certeza. :) É um dos primos manhosos do M. procera! :D

(De qualquer das formas não apanho cogumelos para consumo, acho que não sei o suficiente)

Última edição: