Obrigado, Dan.Sim, parece-me uma vespa-asiática.
Vou contactar com as autoridades para conhecimento e tomarem as ações que entenderem.
Obrigado, Dan.Sim, parece-me uma vespa-asiática.
Sim é mesmo vespa-asiática.Bom dia!
Pedia a vossa colaboração para me ajudarem a identificar esta vespa que hoje de manhã estava pousada inusitadamente no anemómetro. Será a temida vespa asiática? Pelas imagens que pesquisei na net, parece ter parecenças mas tenho dúvidas. e aqui no fórum há pessoas mais habilitadas do que um citadino como eu para me darem a sua opinião. Obrigado.Ver anexo 16650Ver anexo 16652Ver anexo 16653
Alguma informação útil:Obrigado, Dan.
Vou contactar com as autoridades para conhecimento e tomarem as ações que entenderem.
Coitadas das flores, devias era ter matado as vespasSim é mesmo vespa-asiática.
Tive aqui no início do verão 2 exemplares, mas cortei as flores onde andavam e desapareceram.
Sim, e que gosta de carrossel...Será a temida vespa asiática?
Eu de vespas só quero distancia, as únicas que permito contacto são as de 2 rodas.....Coitadas das flores, devias era ter matado as vespas
Obrigado, Dan.
Há uma vespa pior que a asiática e já foi detetada próxima de Portugal. "Deve fazer acender as luzes vermelhas e tocar as campainhas"
A Associação Apícola de Entre Minho e Lima (APIMIL) apelou hoje às autoridades nacionais que tomem “ações concretas e bem dirigidas” contra a ameaça de invasão de uma nova ...24.sapo.pt
Geograficamente falando não é longe, as Astúrias encontram-se a 100 km em linha reta de Montesinho. Agora, claro está, a diferença climática entre Montesinho e a costa asturiana é bastante intensa...Foi detectada nas Astúrias, ainda não é assim tão próximo.
Geograficamente falando não é longe, as Astúrias encontram-se a 100 km em linha reta de Montesinho. Agora, claro está, a diferença climática entre Montesinho e a costa asturiana é bastante intensa...
Os ventos dominantes devem ter um papel importante na proliferação das espécies de insectos voadores.A localidade (Siero), onde foram encontradas as vespas, dista mais de 170km da fronteira em Montezinho. Mas são 170km de cordilheiras. A chegar cá a vespa deverá fazer o percurso junto à costa, tal como fez a velutina e deverá tardar uns anos a chegar. De qualquer das formas pode bem ser mais um problema, situação a acompanhar.
Os ventos dominantes devem ter um papel importante na proliferação das espécies de insectos voadores.
O trajecto pela costa deve aproveitar primeiro as circulações de Leste/Nordeste e depois a Nortada do litoral ocidental.