Dou os meus parabéns aos habitantes do concelho de Arcos de Valdevez por esta vitória da cidadania. Só por isto irei lá em breve deixar alguns euros como turista para ver o vale salvo.
Dou os meus parabéns aos habitantes do concelho de Arcos de Valdevez por esta vitória da cidadania. Só por isto irei lá em breve deixar alguns euros como turista para ver o vale salvo.
Não só concordo como acho que a serra precisa de uma limpeza! Os edifícios no planalto central deveriam ser demolidos, alguns até estão abandonados! Em Espanha nas serras irmãs da Cordilheira Central (Gata, Francia, Gredos) nunca vi estradas para o cume dos montes.
O presidente da Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE) considerou hoje que a estrada de acesso à Torre, na Serra da Estrela, é um "atentado" ambiental e propõe o seu encerramento.
"A estrada da Torre é o maior atentado ao ambiente e à conservação da Serra da Estrela", afirmou hoje José Maria Saraiva, dirigente da associação cívica e ambientalista ASE, com sede em Manteigas, durante uma sessão realizada no auditório do Centro Cívico daquela vila, sobre "Turismo de Montanha".
Durante o encontro, que contou com a presença de autarcas, ambientalistas, agentes de turismo e da proteção civil, o responsável falou de alternativas para o atual sistema de ligações viárias da região da Serra da Estrela e lançou o desafio à comunidade académica para que estude o assunto e proponha alternativas à atual estrada de acesso à Torre.
"Temos que ter um grande equilíbrio na questão das acessibilidades", referiu o dirigente, denunciando que o tipo de turismo hoje praticado na região é o mesmo que foi criado nos finais dos anos de 1950.
Referiu que a construção da estrada que faz a ligação com o ponto mais alto da serra, a Torre, com uma extensão de 15 quilómetros, que encerra quando neva em grandes quantidades, originou "custos brutais com os consumos de combustíveis e questões de segurança".
Alertou que no estrangeiro não existem "estradas a passar na ‘careca' dos montes", como em Portugal, daí a razão para o fecho das vias quando neva em abundância.
José Maria Saraiva sugere o fecho da estrada "durante todo o ano", mas antes de tal acontecer propõe alternativas.
O responsável propõe que a ligação rodoviária entre Covilhã e Seia seja feita a partir da estrada do Tortosendo (Covilhã) e que seja equacionada a construção de dois túneis entre Unhais da Serra (Covilhã), Alvoco da Serra e Loriga (em Seia).
Defende também a construção de um teleférico para colocar pessoas na Torre, a partir do local conhecido por Covão da Mulher.
"Nós defendemos isto, mas não somos técnicos", ressalvou José Maria Saraiva.
Após ouvir a sugestão da ASE, o professor de esqui e ex-autarca de Vale Formoso (Covilhã), Arménio Matias, que estava na assistência, sugeriu a construção de um funicular para transporte dos visitantes para o ponto mais alto da Serra da Estrela.
"A única solução é apenas um funicular e acabou. Não pensem em mais nada", disse.
Diário Digital com Lusa
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=756939
Estive recentemente no parque de natureza de Noudar, perto de Barrancos. A situação em algumas áreas entre Moura e Barrancos é dantesca, há áreas onde as árvores desapareceram todas com a doença do sobreiro. Uma pessoa que trabalha na herdade disse-me que o problema começou há dois anos e estão muito assustados, pois a situação está descontrolada. Têm dezenas de pedidos de autorização para abate de árvores mortas, e vastas áreas estarão perdidas em breve! Perguntei por que motivo do outro lado da fronteira não há praticamente doença e eles não têm uma explicação. Com milhares de quilómetros ao fim-de-semana pelo país, posso afirmar que estamos perante uma catástrofe ambiental e económica, das maiores das últimas décadas, e ninguém fala disto! Caramba, o que andam a fazer proprietários, Governo, associações ambientalista, caçadores?