Estavas lá? Como sabes que a câmera não conseguia captar?
Claro, fruto da longa exposição. Só não fica uma linha contínua porque eles não estão sempre a emitir luz. Vê-se bem nas minhas fotos onde, com alguma atenção, se percebem perfeitamente as trajetórias e quantos pirilampos estão, efetivamente, retratados.
Então e tu estavas lá? Como sabes que é publicidade enganosa?
Eu não estava lá, mas estou habituado a relatos em que me falam de milhares, e que na verdade, sãp centenas. Daí que tenha dito que talvez fossem centenas. Isto porque tem sido assim ao longo de vários anos.
Mas claro que descrições deste género, não são registadas pelo meu projeto. Apenas podem sugerir a possibilidade de existirem muitos pirilampos na região, mas tal necessitará de confirmação definitiva (no local).
Poucas vezes vi aglomerações de milhares, e para contar tais quantidades tinha que andar algumas centenas de metros.
Como eu sei que a câmera não conseguia captar?
Primeiro, sabes qual é a câmera que o senhor está a usar? Até pode ser um tlm. E mesmo com uma boa câmera, pode ser bastante complicado.
Conheço muita gente que tentou e não conseguiu.
Até já vieram pessoas da televisão ter comigo para filmar centenas de pirilampos, e não conseguiram.
Apareciam pirilampos, mas não captavam uma grande parte dos mesmos.
Claro, fruto da longa exposição. Só não fica uma linha contínua porque eles não estão sempre a emitir luz. Vê-se bem nas minhas fotos onde, com alguma atenção, se percebem perfeitamente as trajetórias e quantos pirilampos estão, efetivamente, retratados.
Claro, mas nem toda a gente se apercebe disso.
Última edição: