Aqui indico onde possivelmente estão os élitros vestigiais:
https://pirilampos-lightalive.blogspot.com/2020/03/os-pirilampos-do-sul-da-estremadura.html
Ainda tenho que rever os erros e ainda não sei ainda se devo dividir o texto, por partes, mas fica já aqui.
Boas,
As minhas primeiras tentativas de registo de pirilampos, na passada sexta-feira, no Parque das Ribeiras do Uíma, em Fiães, Santa Maria da Feira. Já lá tinha estado no ano passado, sem máquina. Este ano decidi experimentar. Não ficaram grande coisa, foi um teste, mas ainda assim fiquei satisfeito por a máquina conseguir apanhar alguma coisa Para a próxima ficarão melhores
Penso que haveria mais do que no ano passado. É um belo spot para os ver, simplesmente mágico
Estavas lá? Como sabes que a câmera não conseguia captar?Talvez centenas, mas a câmera não conseguia captar.
Claro, fruto da longa exposição. Só não fica uma linha contínua porque eles não estão sempre a emitir luz. Vê-se bem nas minhas fotos onde, com alguma atenção, se percebem perfeitamente as trajetórias e quantos pirilampos estão, efetivamente, retratados.Também gostaria de dizer que algumas fotografias podem ser enganosas (aliás a esmagadora maioria das fotos que vemos na internet estão alteradas), pois parecem mostrar várias centenas de pontos luminosos, mas vários desses pontos representam o mesmo pirilampo (a câmera «grava» e sobrepôe várias sequências luminosas do mesmo pirilampo).