Fica em Gaia, é o Parque Biológico de Gaia.
Curiosamente, na placa explicativa deste parque, mencionam algo semelhante ao que digo: o bisonte-europeu é uma espécie que ( muito) provavelmente existiu em Portugal, não só tendo em conta as suas condições fitoclimáticas, como a localização próxima em relação a locais que apresentam pinturas rupestres, com bisontes desenhados por comunidades humanas primitivas. Aliás no mapa de distribuição, pode-se confirmar que Portugal foi incluído.
Não existe qualquer acidente geográfico ou climático, que tenha impedido a expansão desta espécie até ao norte de Portugal.
Tendo em conta o comportamento destes animais, irrequieto e fortemente migrador, não há qualquer razão fundamentada para suportar a sua ausência em Portugal.
A camurça, por exemplo, que é ainda mais exigente em frio, já chegou a existir até nas serras algarvias...
O bisonte-europeu, por sua vez, tem preferência por bosques caducifólios de clima temperado e húmido; ecossistema que podemos encontrar originalmente representado de forma contínua desde o Norte de Espanha até ao Norte de Portugal, em particular nas suas montanhas ou em zonas sombrias.