DMigueis
Cumulus
Não é preciso ir para fora de Portugal, para ver fauna variada.
Basta conhecer melhor o nosso país e saber o que vamos procurar, quando e como. Às vezes até nem é preciso procurar...
Mas se quisermos saber de mais, é melhor investigarmos primeiro.
Por exemplo, ao apontar uma luz branca de intensidade apropriada para uma tela branca (em certos meses do ano), podemos verificar que esta fica repleta de insetos de variadas espécies em pouco tempo. E não é preciso ir para um vale da Peneda Gerês ou da Serra de S. Mamede no pico da Primavera, para tomar esta conclusão. Alguns dos animais até podem nem sequer estar descritos para a Ciência.
Quanto à possibilidade de encontrar animais estranhos, também não é assim tão baixa. Depende somente, do nosso grau de experiência com a fauna nacional. Mas garanto-lhe que conheço entomólogos, que se fartam de encontrar coisas novas. Nos nossos mares, então, temos uma riqueza bastante elevada e também há muita coisa por descobrir.
Relativamente aos animais venenosos terrestres, é verdade que comparativamente com continentes muito maiores ou com países tropicais, a P. Ibérica, tem menos diversidade, mas o que me surpreende é que existam animais potencialmente perigosos, relativamente perto das grandes cidades e as pessoas que pensam que é seguro pôr a mão em troncos vazios, em buracos nas rochas ou em pôr os pés em qualquer lado, podem por vezes ter surpresas desagradáveis.
Os animais não têm culpa, apenas reagem segundo os seus instintos de defesa, nós os humanos, é que nos temos que precaver para evitar este tipo de situações.
Quanto aos animais extintos ou em perigo de extinção, já existem movimentos e ações concretas, para evitar esse triste cenário, que infelizmente ainda aflige grande parte do nosso país e do mundo.
Outro bom exemplo de animais com mais fama do que outra coisa.
No meu único encontro com um lobo "selvagem", teve mais medo ele de mim do que eu eu dele! Era vê-lo a fugir com o rabo entre as pernas!!