Bem vindo
Rjgeo
Um RS é essencial para obter valores mais fidedignos de temperatura. E se ventilado, melhor. Isto porque, um RS sem ventilação eficaz pode levar como que a um efeito de "estufa" e, assim, aumentar os valores da temperatura do ar.
Respondendo em concreto às perguntas:
- O RS deve ser fechado tanto em cima como em baixo, tanto para evitar a entrada de chuva\neve, deposição de orvalho no sensor.
- A ventoínha não é obrigatória, embora seja preferível se tal for possível, e desde que o sensor esteja em local bem ventilado\arejado.
- A localização do sensor, virada a norte ou para outro quadrante não é muito importante; importante, sim, é dispor de um local arejado, afastado de possíveis fontes de calor com telhados, paredes ou outros que podem potenciar o fenómeno "ilha de calor" e, com isso, inflacionar os valores de temperatura.
- Desde que a estação base disponha de um "data logger", ou capacidade de aquisição e gravação dos dados dos sensores disponíveis, pode-se ter o computador desligado por um certo período. Quanto ao software instalado no computador que irá receber os dados e posteriormente transmitir os mesmos para determinado sítio da internet há várias opções, desde o que vem com a estação, até outros interessantes que são utilizados pela comunidade meteo. Eu utilizo o
Cumulus, depois de experimentar o software que vem com a estação e o WSDL.
Mais dúvidas, colocar aqui neste espaço ou nalgum tópico existente:
http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/24/