Odemira quer ser “concelho de excelência” para caça ao javali, veado e corço
A Câmara Municipal de Odemira pretende ter, dentro de alguns anos, um “concelho de excelência” para a caça ao javali, veado e corço, como forma de promover o turismo no território fora dos meses de verão.
No concelho alentejano têm sido caçados, em média, entre 1.000 e 1.500 javalis por ano, “cerca de um terço do que é abatido a nível nacional”, fazendo deste animal a “peça rainha” da caça na região, disse hoje à agência Lusa o vice-presidente do município, Hélder Guerreiro.
A “aposta” da câmara passa agora por aumentar a população de veados e reintroduzir o corço no território, que se encontra, segundo o autarca, praticamente todo organizado em reservas de caça, sobretudo associativas e municipais, mas também turísticas.
Já existem “alguns veados” no concelho, por via de um “repovoamento feito a partir do Algarve”, explicou Hélder Guerreiro.
Quanto ao corço, a câmara está a desenvolver um projeto, em parceria com a Universidade de Aveiro e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), para reintroduzir, “com inteligência”, a espécie no concelho.
...