Entretanto, nas últimas semanas, confirmei que o núcleo de corços que referi na zona de Vila Nova de Paiva/Momenta da Beira, provém de uma libertação (ou várias) de corços efectuada na zona da Gralheira, aparentemente após 1995. Não conseguir obter confirmação da data nem sequer de quem efectivamente a executou. Também não consegui apurar o grau de envolvimento estatal neste acção (mais activo ou não).
Achas que são a mesma população? Tinha ficado com ideia de serem (pelo menos) dois grupos diferentes.
Digo isto porque o PROF que cobre a área de Moimenta da Beira refere:
É igualmente feita referência de que no concelho de Moimento da Beira começam a ser observados indivíduos, fruto de repovoamentos efectuados na área limítrofe do concelho.
Daqui fiquei com impressão que foram feitas reintroduções algures entre Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira
Por outro lado os PROF do Vouga e Douro indicam a existência nos concelhos de Resende, Cinfães, Arouca e Vale de Cambra. Ou seja, nas diferentes serras que compõem o Maciço da Gralheira.
Nenhum destes concelhos está na "área limítrofe do concelho" de Moimenta da Beira, daí ter ficado com ideia de serem duas populações diferentes.
Aparentemente, a população inicial cresceu para Norte e para Nascente, onde têm áreas mais favoráveis. Na zona inicial, é que parece que não existem registos a algum tempo.
Isto quer dizer que os animais deixaram de ser vistos nas diferentes serras do Maciço da Gralheira e só aparecem actualmente na zona de Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira?
Seria muito interessante que se fizesse um estudo à dieta das ultimas alcateias de lobos a sul do Douro, para se perceber se estas populações de corços já começaram a fazer parte dela.