Respondendo á democracia musculada em Portugal.
Eu vivo num pais que pode ter trafico de influencias,mas qual é o pais que não tem? Tem corrupção é verdade,mas volto a questionar, mas qual é o pais que não tem? Tem lobbies,todos têm.Tem o poder religioso também a influenciar ,alguns paises também o têm,tem maçonaria toda europa ocidental a tem e os estados unidos também,mas a grande diferença para a Venuzuela é que esse mesmo individuo tentou um golpe de estado de veludo, ao fazer um referendo para se perpétuar, o problema para ele é que saiu o tiro pela culatra,e também tenho de referir que os estados unidos tentaram derrubar hugo chavez num primeiro golpe,mas comparar o tipo de democracia da venuzuela com a de portugal não é muito inteligente,nunca houve em portugal depois do 25 de abril alguém tivesse proposto um referendo para ficar eterno no poder, já bastou salazar.Tem individuos tanto militares como politicos em esquemas de trafico de droga.Não vou falar no trafico de armas pois todos os paises do mundo a fazem,salvo alguns pequeninos paises,ex(Butão,samoa...).
Agora é verdade que a democracia em Portugal está-se a desvanecer-se?!Sim éverdade para isso é que á foruns como este,e que servem para elucidar as pessoas tanto a nivel da ciencia como a nivel politico como neste caso.
Eu até há alguns anos atrás teria ficado indignadíssimo com a frase do José «a Venezuela é mais democrática que Portugal» mas hoje infelizmente não fico muito. Não que ache que o José tem razão quanto à Venezuela, para mim não é uma ditadura como alguns dizem, é uma democracia populista em que alguém eleito detêm demasiado poder, o suficiente para a qualquer momento transformar uma democracia numa ditadura e isso está longe de ser bom e em nada se compara à nossa democracia, tenha os defeitos que tiver.
O referendo permitia perpetuar-se no poder mas perdeu o referendo e respeitou-o (até ao momento). Embora seja sabido que nessa longa noite hesitou durante muitas horas (a divulgação dos resultados demorou dias...) e parece que os militares é que o convenceram a respeitar os resultados pois se o não fizesse haveria graves problemas no país. Chávez é um populista, não merece para mim qualquer confiança, quando perder a confiança da população pobre, surgirá a sua verdadeira face, não é preciso escrever muito sobre o assunto, basta ver o que ele diz dos EUA mas enquanto diz isso continua a vender quantidades fabulosas de petróleo aos EUA. Retórica e Business as usual. O que interessa é o dinheiro, o discurso é para «pobre ver». E mesmo os pobres começam a estar um pouco fartos pois a afixação artificial dos preços de bens de primeira necessidade tem levado a resultados contrários, escassez e mercado paralelo e Chávez até com o Socrates negoceia a troca de petróleo por leite, o que é um pouco estranho pois certamente que não falta leite da América Latina a bom preço. Consequências naturais de mercados artificiais.
Mas sobre Portugal e do porquê é que me não me indigna hoje a afirmação. Recordo um caso recente entre Portugal e Venezuela que resume um pouco o meu pensamento sobre o assunto. Aqui há uns anos houve um caso policial de tráfico de droga, em que uma senhora alentejana tentou traficar droga para Portugal a bordo dum jacto privado. A droga foi embarcada em Caracas e certamente isso só foi possível por haver corrupção e tráfico ao mais alto nivel das autoridades que controlam e gerem esse aeroporto. A situação foi denunciada pela tripulação portuguesa do avião, que achou estranho a quantidade de malas que estavam a embarcar no jacto. Na sequência disso as autoridades intervieram, e todos acabaram detidos. A tripulação foi libertada posteriormente menos o co-piloto, Nini dos Santos, que ficou injustamente detido durante um ano numa prisão venezuelana. E aqui chegamos a Portugal. Em Portugal essa detenção do co-piloto gerou um grande movimento de solidariedade, e ao fim de algum tempo a diplomacia portuguesa começou finalmente a pressionar a Venezuela, ao mais alto nível, até o presidente Sampaio. Agora onde quero eu chegar ? O que se passa é que neste caso tivemos a nossa diplomacia a pressionar as autoridades de um outro país para uma coisa que nós cá não garantimos aos nossos presos. O Nini dos Santos esteve detido em prisão preventiva um ano, mas nós cá temos detidos na mesma situação, sem hipotese de irem a julgamento, muito mais tempo do que esses 12 meses, o que nos remete para o 3º mundo. E para compôr o ramalhete, o Nino dos Santos não era o único inocente nessa viagem. Foi também detida uma mulher que era amiga da traficante, e que foi convidada para a viagem sem saber de nada. Enquanto o co-piloto foi libertado porque houve um grande movimento de solidariedade e pressão nalguns sectores da opinião pública com alguma capacidade mediática (da aviação, etc) essa pobre mulher acho que ainda hoje está presa na Venezuela sem que ninguém se tenha preocupado com ela. A nossa democracia será certamente muito melhor muito que a venezuelana mas a nossa democracia tem alguns pilares podres, e a justiça é um deles.
Nestes últimos dias tenho achado ridiculas algumas intervenções do governo acerca dos preços dos combustiveis. Até se foram queixar à Europa, como se não soubessem que a maioria de nós conhece a alta fiscalidade que existe sobre os combustiveis em Portugal, mais de 60% do custo de um litro de gasolina é impostos, ou seja, os impostos representam muito mais que o custo e escassez do petróleo, dos lucros das petrolíferas e da especulação. Por muito fabulosos sejam os lucros dos especuladores, em Portugal há um especulador que está a ganhar muito mais que todos os outros e chama-se Estado. No tal boicote de 3 dias que se aproxima seria bom que as pessoas também tivessem a noção disso em vez de criticarem apenas as petrolíferas. Há coisas erradas na nossa democracia e é tempo das pessoas começarem a dar conta do seu descontentamento, quer neste assunto quer em muitos outros.